“A fundação da Obra Shalom ocorreu através de jovens sensíveis ao chamado de Deus que desejavam, de maneira inovadora, transformar a evangelização da juventude de Fortaleza por meio de uma despretensiosa lanchonete.

Hoje, podemos observar que as dimensões tomadas no crescimento desta semente lançada por Deus têm uma forte semelhança com a parábola do grão de mostarda, e que o solo escolhido pelo Pai, o agricultor, foi a juventude.

Em 1988, constatou-se que durante os seis primeiros anos de caminhada, o rebanho havia crescido em quantidade e diversidade, e que muito dos fortes traços do perfil da Obra que eram impressos pela presença de jovens necessitava ser revigorado.

Foi nesta circunstância e durante um período de escuta que o Senhor começou a gerar o desejo de um trabalho pastoral no interior da Obra mais direcionado à juventude. Gerada pelo Espírito e apurada em discernimento com o Conselho Comunitário, a ideia tornou-se efetiva através do lançamento oficial do Projeto Juventude para Jesus na cidade de Fortaleza, no dia 21 de maio de 1989.

O lançamento aconteceu no Ginásio Aécio de Borba, durante uma tarde de louvor intitulada “Juventude para Jesus”, onde puderam participar aproximadamente cinco mil jovens da Renovação Carismática, de outros movimentos e também jovens não evangelizados. Foi uma tarde de festa e de bênçãos. Esteve presente neste dia o cardeal arcebispo de Fortaleza, D. Aloísio Lorscheider, que motivou-nos com sua palavra e sua bênção. Além de louvor, oração e pregações, foram apresentados dois grupos de danças cristãs, ressaltando a importância da arte como meio de evangelização. O dia foi encerrado com uma grande Celebração Eucarística.

Naquele momento o Projeto Juventude para Jesus foi a nossa resposta às palavras do Papa Paulo VI: “A esperança da Igreja reside na juventude”.

Neste mesmo ano, iniciaram-se os trabalhos de organização estrutural e material, através de uma campanha para a montagem de uma casa onde funcionaria o Projeto, e também onde se organizariam os trabalhos de ação pastoral como I Congresso de Jovens Shalom (23 e 24 de setembro de 1989) e o I Acampamento de Jovens Shalom (23 a 29 de julho de 1990).

Desde então, como na sua origem, o mesmo Espírito de Deus tem soprado sobre o Projeto e dirigido de forma expansiva sua ação pastoral, para que com eficácia e poder, a palavra de Deus liberte e transforme os jovens sedentos de amor que caminham sem rumo nos nossos dias, em nossa sociedade.”

Ronaldo Pereira