Sem Categoria

Em uma adoração, dei espaço para o nascimento do menino Jesus no meu coração

Anna Cecília, vocacionada da Comunidade Shalom conta seu testemunho sobre o Advento

comshalom

Dezembro de 2019 e eu ainda estava em movimento de retorno à Igreja, reaprendendo aos poucos os aspectos mais importantes da nossa fé. Por óbvio, eu sabia que existia o Natal, mas sequer imaginaria a existência de um tempo que me permitiria preparar o meu coração para bem viver este mistério do nascimento do menino Jesus. Tão acostumada com o imediatismo do mundo, eu via o Natal como um dia para reunir a família, os amigos, enfeitar a casa, presentear e ser presenteada…

Havia toda uma preocupação com o exterior, mas o interior acabava ficando de lado. Por pura providência de Deus, conheci a Comunidade Católica Shalom por volta de novembro daquele ano. Fui convidada para participar de uma vigília, em meados de dezembro, e como eu nunca havia participado de uma, decidi ir. Era uma vigília do Projeto Juventude para Jesus, tendo como tema o Advento.

Como os Reis Magos, eu visitei o Menino

Ali eu pude conhecer um pouco sobre a existência deste tempo tão especial para a Igreja. Tivemos um momento de Adoração, o Senhor nos convidava a entregar algo para Ele naquele tempo de Advento, assim como os Reis Magos que foram visitá-lo e levaram presentes para Ele. Naquele momento, diante da Sua Presença real no Santíssimo Sacramento, eu tive uma forte experiência de oferta da minha vida ao Senhor.

Sabia que não seria suficiente apresentar tão somente meus bens materiais, minha família, meus estudos ou meu trabalho, mas era preciso dar a minha vida toda a Ele. Hoje, entendo que, naquela adoração, eu dei espaço para o nascimento do menino Jesus no meu coração, de modo que Ele transformou toda a minha vida.

Um ano depois, em dezembro de 2020, era possível colher os frutos dessa oferta da minha vida, mesmo em um contexto tão difícil de pandemia: participação no grupo de oração, serviço na Obra Shalom, vida sacramental, vida de oração e um forte movimento de conversão interior. Comecei a compreender que a Graça de Deus superou minha limitação e a minha falta de conhecimento sobre o Advento. Então, em 2020, desejei conhecer e viver bem este tempo do Advento. Entendi que, com a disposição do meu coração, eu poderia dizer, junto com a Virgem Maria, “o Poderoso fez por mim maravilhas” (Lc 1,49), pois “para Deus, com efeito, nada é impossível” (Lc1,37).

Advento tempo de uma espera alegre e esperançosa

Fui compreendendo que o Advento é um tempo de quatro semanas, em que somos convidados a uma vigilância e a uma alegria expectante pela vinda do Senhor. Nas duas primeiras semanas, trata-se de esperar pela Segunda Vinda gloriosa de Jesus Cristo. “Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora”, como nos ensina o Senhor na parábola das dez virgens (Lc25,13). Nas duas últimas semanas, por outro lado, nos preparamos para o Natal, em que atualizamos o mistério da sua Primeira Vinda. Não se trata do aniversário de Jesus ou de uma simples memória. Podemos, de fato, dizer: HOJE nasceu para nós o Salvador, Jesus Cristo, o Senhor!

Não poderia deixar de mencionar que, em 08 de dezembro de 2020, minha mãe precisou ser internada até 25 janeiro de 2021, o que gerou uma reviravolta em minha vida e na minha rotina. O cansaço, a tristeza, a saudade somaram-se ao contexto difícil de pandemia em que vivemos. Olhando para o exterior, seria impossível viver bem o Advento. Mas, voltando-me para o meu interior, para minha vida de oração e contando com a providência e do cuidado de Deus, pude contemplar as maravilhas do Senhor e entender que de todo mal, Ele extrai um bem maior.

Espero que esse meu testemunho possa de alguma forma te motivar a viver bem este Advento, mesmo diante de algum desafio que hoje você esteja vivendo. Aproveito para reafirmar: Para Deus, nada é impossível. Por isso, assim como Maria preparou a manjedoura para o menino Deus recém-nascido, devemos preparar o nosso coração para que Ele possa nascer em nós.

Anna Cecília Lima 
Vocacionada da Comunidade Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.