Conheça o início da missão em terras húngaras, o desenvolvimento da Obra Shalom e as ações de evangelização dos jovens por meio da arte
O país da Hungria fica localizado no centro da Europa. Tem em média uma população de 10 milhões de habitantes. A língua oficial é o húngaro, língua de origem asiática de raiz única. Tem clima frio com invernos longos e úmidos e verões breves e quentes.
Por volta do ano 1000, o país é elevado a reino e cristianizado, sendo o Rei Estêvão coroado pelo Papa Inocêncio VI. A coroa recebida do papa é oferecida a Virgem Maria por Estêvão, que consagrou seu reino e toda a Hungria a ela. Desde então, o povo húngaro tem um belo costume de invocar a Virgem Maria como “Magyarok Nagyboldogasszonya” (A grande Senhora dos húngaros). O país tem uma história muito bonita, mas também marcada por muitos sofrimentos, principalmente decorridos no século XIV. A Hungria participou ainda das duas grandes guerras, ficou sob os domínios nazista e comunista. Desde então, o país vem tentado se recuperar economicamente.
O engajamento dos jovens
Os primeiros missionários da Comunidade chegaram na Hungria em outubro de 2009, a pedido do Cardeal Arcebispo da diocese de Esztergom-Budapest, Erdő Péter, que, de forma especial, pediu para nos dedicarmos à evangelização da juventude por meio do nosso carisma. Inicialmente, nos empenhamos ao intenso estudo da língua e do conhecimento de pessoas e lugares. Desde lá, através da amizade e da partilha de vida, foi se achegando a nós os primeiros jovens. Após um ano e meio, iniciamos o primeiro grupo de oração e algumas atividades, como festas e passeios.
A partir de 2012, nos firmamos ainda mais num caminho de evangelização e podemos hoje contemplar o que o Senhor já nos deu: uma pequena Obra Shalom em Budapeste, com jovens engajados e com expressões do Carisma já se desenvolvendo no meio deles.
Arte e evangelização
Atualmente temos dois grupos de oração, um na fase Filoteia e outro na fase Kerigma, e um ministério de música formado. Mensalmente realizamos um encontro para jovens no centro de Budapeste, com atividades culturais de dança, música, jogos e palestras. Evangelizamos também nas ruas durante a primavera e durante o verão, por meio da dança e do teatro.
Em março deste ano, iniciamos um dia de evangelização em uma das universidades católicas de Budapeste, chamada Pázmány Péter. Todas as quartas-feiras, oferecemos chá e bolos para os estudantes e aproveitamos a oportunidade para conversar e convidá-los para nossos eventos.
Gostaria, com esta partilha, de manifestar nosso louvor a Deus pela graça do Carisma Shalom nas terras húngaras e a seu povo que, com coração aberto, nos acolheu com muito carinho.
Joicy M. Nazareth
Missionária da Comunidade Católica Shalom em Budapeste (Hungria)
Fonte: Shalom Maná