Notícias

Ícones bizantinos raros da Ucrânia são expostos no Museu do Louvre

A ministra francesa da Cultura, Rima Abdul-Malak, destacou a importância da arte na vitória da humanidade sobre a barbárie.

comshalom
Foto: Reprodução

A França está ajudando a Ucrânia na preservação de obras importante para a sua cultura e história. Entre elas, há ícones bizantinos. O ministro da Cultura ucraniano, Oleksandr Tkatchenko, elogiou a ajuda da França e expressou sua esperança de continuar a cooperação. A ministra francesa da Cultura, Rima Abdul-Malak, destacou a importância da arte na vitória da humanidade sobre a barbárie.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Entre as peças, estão quatro ícones descobertos no Monte Sinai, Egito, datados do século VI ou início do século VII. Eles retratam a Virgem com o menino Jesus e São João Batista. Além disso, um quinto ícone em mosaico de São Nicolau, do Império Bizantino, está em exibição até 6 de novembro, enquanto as outras 11 obras estão guardadas, no Museu do Louvre.

A presidente do Museu do Louvre, Laurence des Cars, mencionou os desafios enfrentados durante o transporte das obras da Ucrânia para a França, considerando o contexto de guerra e a passagem pela Polônia e Alemanha. Já o ministro ucraniano expressou preocupação com os danos causados ao patrimônio do país devido à destruição de parte da represa de Kakhovka, resultando em inundações graves. Ele enfatizou a necessidade de proteger as obras antigas da Ucrânia o mais rápido possível.

A Aliph Foundation, especializada no resgate de patrimônios em tempos de guerra, anunciou a liberação de fundos e equipamentos, como bombas de água e desumidificadores, para ajudar a proteger as obras ucranianas.

Leia também | Conheça a história do Festival Halleluya, promovido pela Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.