Mundo

Igreja condena atentado em Manchester e mostra solidariedade às vítimas

comshalom

A Igreja na Inglaterra e País de Gales, por meio de uma carta de Dom John Arnold, Bispo de Salford, condenou o atentado da noite de segunda-feira contra a Arena Manchester que provocou a morte de 22 pessoas e deixou 59 feridos.

Em sua carta, o Bispo, a cuja Diocese pertence a cidade de Manchester, afirma que “os cidadãos de Manchester e os membros da comunidade Católica estão unidos em sua condenação ao ataque contra uma multidão na Arena Manchester. É um ataque que não tem justificativa”.

“Agradeço aos serviços de emergência por sua rápida e eficaz resposta que salvou vidas”, assinalou.

Além disso, indicou que “nos unimos em oração por todos aqueles que faleceram ou que ficaram feridos e por suas famílias e por todos os afetados por esta tragédia”.

“Agora, todos devemos nos comprometer a trabalhar juntos, por todos os meios, para ajudar as vítimas e as suas famílias, e para construir e fortalecer nossa solidária comunidade”, concluiu Dom Arnold.

O atentado terrorista aconteceu por volta das 22h30 (hora local), na entrada do recinto esportivo Arena Manchester, onde estava acabando um show da cantora norte-americana Ariana Grande.

Até o momento, a polícia britânica confirmou que se trata de um atentado suicida. Também identificou o assassino, embora ainda não tenham divulgado sua identidade. As forças de segurança também estão trabalhando na verificação de um vídeo no qual um homem encapuzado reivindica o ataque em nome do Estado Islâmico.

Diversas Conferências Episcopais da Europa se somaram à condenação deste crime e mostraram sua solidariedade às vítimas.

Por meio da rede social Twitter, vários Bispos espanhóis publicaram mensagens de proximidade aos afetados.

O secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. José María Gil Tamayo, publicou uma mensagem na qual transmite a união da CEE “com a Igreja na Inglaterra e País de Gales, nossa oração e solidariedade às vítimas da Arena Manchester e ao povo do Reino Unido e nossa repulsa ao atentado”.

Também o Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, quis se unir à oração pelos falecidos e feridos: “Manchester ontem nos falou de violência e morte. Também ali Jesus Cristo nos recorda como dar a vida: com seu Amor. Rezo pelas vítimas”.

O Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo, por sua parte, lamentou que “a barbárie e o ódio golpeiam de novo a Europa, como fazem diariamente em dezenas de países” e transmitiu sua “oração e proximidade às vítimas de Manchester”.

Fonte: ACI Digital


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.