Formação

Igreja, morada de Deus

comshalom

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira

Hápoucos dias, preocupado com desagradáveisnotícias sobre exploração pecuniária de muitas pessoas em nome dareligião com promessas de prosperidade, tentei mostrar, à luz daTeologia, a figura do bispo, sucessor dos apóstolos. É ele o pastor,que tange o rebanho em nome de Cristo, apontando a direção que nos éapresentada pelo Evangelho.

Muitolinda e importante esta missão de iluminar as pessoas – crianças,jovens e adultos – com a sabedoria do Evangelho para que vivam nafraternidade e na unidade da fé. De fato, o conhecimento do Evangelho ea vivência de suas normas, nos levam à comunhão entre as pessoas e comDeus. Isto faz a verdadeira Igreja de Jesus.

OPapa, na recente visita à Terra Santa lembrava que, ao contrário do quese pode pensar, a Igreja, por sua própria natureza, é expressão deharmonia e unidade entre as pessoas e com Deus. Nas diferenças, queinfelizmente existem, há lugar para o diálogo respeitoso e sincero nabusca da verdade. Assim pensa aquele a quem Deus entregou as chaves doreino.

Paranós, cristãos católicos, a Igreja se fundamenta em Cristo e é por Elesustentada. Por isto não pode ela nunca separar-se dEle. São Pedro, nasua epístola (1ª Pd 2), nos lembra que é Ele o únicofundamento da comunidade eclesial, a pedra viva, preciosa aos olhos deDeus. E São Paulo, na Epístola aos Efésios (2, 20-22), afirma quetambém nós somos pedras vivas, um edifício espiritual, lugar da moradade Deus. São imagens para compreendermos o que é a Igreja de Cristo e oque somos nós, cristãos, membros vivos deste corpo místico.

Ainda uma palavra sobre o que é a Igreja. Foi Jesus que a fundou sobre a rocha, única, a qual a força destruidora do mal não consegue destruir (Mt 16, 18). A Igreja é “sacramento”, isto é: sinal visível da graça santificadora de Cristo, cuja humanidade também tem o sentido de “sacramento”por excelência. É por isto que o teólogo Teixeira Penido afirma que“sendo a igreja santa por essência, as suas atividades todas transudamsantidade”.

Estasconsiderações de ordem teológicas têm a finalidade de fazer compreendermelhor a essência da única Igreja que Cristo fundou e assim evitar quehaja os que a abandonem por ilusórias promessas de prosperidadematerial. É pois a Igreja a morada de Deus entre os homens.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.