Igreja

Igreja terá um novo santo, dois beatos mártires do nazismo e cinco Veneráveis

Beato Artemide Zatti será elevado a santo, os sacerdotes Giuseppe Bernardi e Mario Ghibaudo serão elevados a beatos, além deles foram reconhecidos as virtudes heroicas de sete servos de Deus.

comshalom

O Papa Francisco reconheceu um milagre, dois martírios e as virtudes heroicas de sete novos veneráveis, incluindo dois bispos missionários e três leigas.

Leia também| Conheça a história do repórter que se tornará santo

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão do beato Artemide Zatti, professor leigo da Sociedade de São Francisco de Sales (1880 -1951), médico e missionário na Patagônia, beatificado por João Paulo II em 2002. O milagre foi a recuperação de um filipino de Tanauan Batangas, que teve um grave acidente vascular cerebral isquêmico, agravado por uma forte hemorragia.

Beato Artemide Zatti

A canonização de Artemide Zatti foi aprovada no início do mês de abril. Ele era um leigo italiano de Boretto no Vale do Pó, nasceu em 1880. Aos 17 anos, a família emigrou para a Argentina, em Bahia Blanca. No dia 15 de março de 1951, ele faleceu serenamente, já com fama de santidade, após uma vida de oração, trabalho e austeridade. O Papa João Paulo II, beatificou Artemide Zati, em 2002, indicando o dia da morte para a celebração do culto. Os restos mortais repousam na capela dos salesianos de Viedma, Argentina.

O milagre aconteceu em 2016. Foi a cura de um filipino, Tanauan Batangas, que estava morrendo de um grave derrame isquêmico na cabeça, agravado por uma forte hemorragia. A família não tinha meios para operá-lo e levou-o para casa no dia 21 de agosto, mas no dia 24, de repente, ele retirou seu tubo gástrico nasal e oxigênio e pediu para comer. Seu irmão, um coadjutor salesiano em Roma, havia pedido a sua recuperação no mesmo dia em que tinha sido internado no hospital e começou a rezar pela intercessão do Beato Artemide Zatti.

Giuseppe Bernardi e Mario Ghibaudo

A coragem e a fé até derramar sangue e aquele tipo de ódio que torna desumano se contrapõem nas histórias dos mártires e futuros beatos Giuseppe Bernardi e Mario Ghibaudo, que se viram envolvidos em uma das horríveis páginas que as guerras são capazes de produzir. Vítimas da Segunda Guerra Mundial, padre Giuseppe Bernardi tentou mediar a troca de prisioneiros em um vilarejo no norte da Itália, mas foi morto pelos nazistas e o pároco padre Mario Ghibaudo foi dar a extrema unção a um soldado alemão, mas foi visto pelos nazistas que o mataram com tiros e punhaladas.

Assim, o Papa também reconhece o martírio dos servos de Deus Giuseppe Bernardi e Mario Ghibaudo, padres diocesanos mortos pelos nazistas por ódio à fé em 19 de setembro de 1943. Com o reconhecimento, a Igreja os elevará a beatos.

Novos Veneráveis

Os decretos (site da Congregação para as Causas dos Santos) assinados pelo Papa Francisco também reconhecem as virtudes heroicas de sete Servidores de Deus, agora considerados Veneráveis pela Igreja.

São eles: o servo de Deus Martino Fulgenzio Elorza Legaristi, da Congregação da Paixão de Jesus Cristo e primeiro bispo da prelazia de Moyobamba (1899-1966), e do servo de Deus Francesco Costantino Mazzieri, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, bispo de Ndola (1889-1983).

Também foram reconhecidas as virtudes heroicas da serva de Deus Lucía Noiret, fundadora da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus sob a proteção de são José (1832-1899); da serva de Deus Casimira Gruszczyńska, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas dos Aflitos (1848-1927); da serva de Deus Aurora Calvo Hernández-Agero, fiel leiga (1901-1933); da serva de Deus Rosalía Celak, fiel leiga (1901-1944) e da serva de Deus María Aristea Ceccarelli, fiel leiga (1883-1971).

– Com informações Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.