Formação

Impelido, provado, nu, renovado, renascido

comshalom

coluna da emmir_28032016

Partilho com você um hino que me ajudou muitíssimo a desejar ardentemente os quarenta dias e quarenta noites no deserto:

A qual país de solidão,
Por quarenta dias, quarenta noites,
Tu irás, impelido pelo Espírito?
Que Ele te prove e te desnude!
Vê: chegou a plenitude dos tempos,
E Deus te convoca à libertação
Do que te escraviza.

Não perfures mais teus poços de água morta:
Já conheces o dom de Deus
E qual é sua graça e seu modo de agir:
Ele te imerge, ele te renova!
A vida surge pouco a pouco,
Os campos estão dourados à vossa frente:
Ide trabalhar onde Deus faz a colheita!

Teus sepulcros já se abrem
Sob o poder do Deus vivo.
Vê: Jesus penetra neles!
Chama-o: ele te chama!
Vem para fora! É agora
O dia em que a carne e o sangue
São transfigurados em vida nova.

Impelido

Foi o Espírito Santo quem impeliu Jesus aos quarenta dias e noites no deserto logo depois de seu batismo. Levou-o especificamente para que fosse provado, isto é, tentado. Para que, na solidão inóspita do deserto, se encontrasse sozinho consigo mesmo, enfrentasse a fome e a sede, a impotência da humanidade e se preparasse para a missão com sua humanidade vitoriosa sobre o mal.

É, também, o Espírito Santo, que impele a Igreja – você e eu – ao deserto durante a Quaresma, para nos fazer vitoriosos sobre nós mesmos, sobre a carne e o sangue, contra o Maligno. Ao recebermos as cinzas estamos não só permitindo, mas também pedindo a graça de que Ele permita que sejamos provados, desnudados, colocados em situações inóspitas, sozinhos, famintos e sedentos, impotentes.

Provado

Como fez a Jesus, o Espírito nos quer preparar para a missão. E a preparação mais perfeita é a libertação de nós mesmos, de nossa vontade, de nossos gostos, de nossos planos. Para que estejamos bem preparados, devemos ser provados e, na prova, por amor, voltar a escolher Deus e sua vontade para nós. Cada prova vencida por amor é um passo para a amizade com Deus, para a santidade, para a liberdade, para a verdadeira felicidade.

Nu

No deserto, o vento quente da prova e a tormenta gélida da tentação rasgam e levam embora nossas vestes, nossos disfarces. Vemos com clareza nossa miséria, nossa centralização em nós mesmos.

Descemos ao mais profundo do nosso nada. Clamamos, então, nus, despojados e sem disfarces, o mesmo Espírito que nos liberta das escravidões do pecado, do mundo e da carne, do amor desregrado a nós mesmos.

Renovado

É também obra deste Espírito a conversão renovada, aprofundada. Quantas vezes insistimos em perfurar, a duras penas e em duras rochas, poços cuja água é morta e traz a morte. Nós, que conhecemos o dom de Deus, que fomos batizados neste Espírito, neste Dom, conhecemos sua forma de agir: batiza-nos, imerge-nos no Espírito e Nele nos renova! A partir daí, não mais perdemos tempo com nós mesmos, nem com o perfurar através das durezas das ilusões do mundo e do pecado, mas empenhamos todo o nosso esforço em trabalhar nos campos de Deus, lá onde há frutos, lá onde Ele colhe.

Renascido

Pelo poder do Espírito, abrem-se nossos túmulos. Aqueles onde vedamos a podridão do nosso egoísmo, de nossa inveja, vingança, ciúmes, rancor, ódio, luxúria, libidinagem. Só mesmo o poder da ressurreição de Jesus, o poder do Deus vivo é capaz de quebrar os selos que neles colocamos. E, por outro lado, só o amor do Deus vivo tem a coragem de neles penetrar, atraído por nosso chamado tantas vezes mudo. “Vem para fora!”, ordena. Anuncia que chegou o dia em que, pelo poder de Sua morte e ressurreição, nossa carne e nosso sangue, libertos da escravidão do pecado, não mais nos conduzem à morte, não mais têm poder sobre nós. No deserto, com Jesus, fomos provados, desnudados, purificados por nossa livre opção pela penitência, jejum, oração e esmola. Pelo poder do Espírito, o amor vence a prova e é vencedor do mal. Pelo poder do Espírito, nossa carne e nosso sangue, nos quarenta árduos dias de caminhada no deserto, são transfigurados em vida nova. É Páscoa!

 

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

em “Entrelinhas” da Revista Shalom Maná
TT @emmiroquendo
Facebook/ mariaemmirnogueira
Coluna da Emmir – comshalom.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Oi Maria Emmir gostaria muito de sabe como fazer para ter acesso ao calendario 2016 do encontro Fio de Ouro porque há muito tempo gostaria de fazer. Por Favor peco que me oriente como fazer para conseguir realizar o Fio de Ouro. Desde Já agadeco a atencao.
    Elisangela Campos

    1. Olá Elisânegala! O Fio de Ouro é oferecido em várias cidades onde o shlom está presente. Em que cidade vosê mora? Se preferir, pode entrar em contato com a Escola de Formação e informar-se sobre os locais onde o curso/retiro Fio de Ouro acontecerá neste ano. Formação Shalom: (85) 99998-1326 / 3308-7400