Formação

Índole escatológica da Igreja peregrina

comshalom

Da Constituição dogmática Lumen gentium sobre a Igreja, do Concílio do Vaticano II
(N. 48)     (Séc. XX)

A Igreja, á qual somos todos chamados no Cristo Jesus e naqual, pela graça de Deus alcançamos a santidade, só será consumada na glóriaceleste, quando chegar o tempo da restauração de todas as coisas; e quando, como gênero humano, também o mundo inteiro, que está intimamente unido ao homeme por ele atinge o seu fim, forperfeitamente recapitulado em Cristo.

Cristo, ao se elevado da terra, atraiu a si todos os homens;ressuscitado dos mortos, enviou aos discípulos seu Espírito vivificante e pormeio dele constitui seu Corpo, que é a Igreja, como sacramento universal desalvação. Sentado à direita do Pai, age continuamente no mundo para conduzir oshomens à Igreja e por ela uni-los mais estreitamente a si e, alimentando-os comseu Corpo e seu Sangue, torná-los participantes de sua vida gloriosa.

A restauração que nos foi prometida que esperamos jácomeçou, pois Cristo, prossegue na missão do Espírito Santo e por meio delecontinua na Igreja que, pela fé, também nos ensina o sentido de nossa vidatemporal, enquanto, com a esperança dos bens futuros, vamos realizando a obra que o Pai nos confiou no mundo e trabalhandopara a nossa salvação.

Já chegou para nós o fim dos tempos; a renovação do mundofoi irrevogavelmente decidida e de certo modo é realmente antecipada nestemundo. De fato, a Igreja possui já na terra, uma verdadeira santidade, emboraimperfeita.

Contudo, até que venham os novos céus e a nova terra ondehabita a justiça, a Igreja peregrina, em seus sacramentos e instituições quepertencem a este tempo, traz consigo a figura deste mundo que passa, e viveentre as criaturas que até agora gemem e sofrem dores de parto, aguardando amanifestação dos filhos de Deus.


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