Mundo

Indonésia e Malásia fecham acordo para resgatar imigrantes

comshalom

migrantesA Indonésia e a Malásia fecharam um acordo nesta quarta-feira (20) para acolher temporariamente milhares de imigrantes que aguardavam resgate em alto-mar. Trata-se de uma potencial solução para a crise humanitária que atinge o sudeste asiático há semanas.

O anúncio do acordo foi feito pelo ministro das Relações Exteriores da Malásia, Anifah Amam, após um encontro com autoridades indonésias e tailandesas. Grande parte dos imigrantes que esperavam refúgio é muçulmana, rohingya ou originária de Bangladesh. Cerca de 400 imigrantes foram resgatados na manhã desta quarta-feira por pescadores na costa da Indonésia e levados à terra firme. Eles ficaram em alto-mar por meses. “Estavam desidratados, frágeis e famintos”, declarou uma agência de resgate. A Tailândia, por sua vez, não integra o acordo, que tem várias condições.

A Malásia e a Indonésia não se comprometeram com as operações de busca e resgate, mas sim, somente em dar “abrigo temporário” de no máximo um ano aos imigrantes que chegarem às suas costas. Os dois países também disseram que não acolherão pessoas que chegarem a partir de hoje. Serão recebidos apenas os cerca de sete mil imigrantes que estavam à deriva, impedidos que chegar aos territórios. Até o momento, Malásia, Tailândia e Indonésia estavam se negando a fornecer suprimentos às embarcações. Quando elas tentavam chegar à costa, eram rebocadas novamente para alto-mar.

 

Fonte: Ansa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.