Os ataques-surpresa de mísseis contra a população do sul de Israel começaram no início da manhã do último sábado, 07, dia considerado feriado judaico de Simchat Torá, em que os judeus celebram o fim e o reinício da leitura nacional da Torá.
O autor dos ataques é o grupo palestino Hamas que além do lançamento de mísseis, infiltrou alguns militantes no exército israelense e assassinou e sequestrou civis. Após os ataques, Israel declarou estado de guerra.
Os reservistas foram convocados e o estado de emergência foi declarado em um raio de 80 quilômetros da Faixa de Gaza.
Já são mais de 700 mortos e 4.000 feridos, além de desaparecidos, devido à contraofensiva israelense em resposta aos ataques terroristas do Hamas.
De acordo com as informações divulgados para o Vatican News pelo pároco da pequena comunidade cristã em Gaza, Pe. Gabriel Romanelli – que atualmente se encontra em Belém, o Papa Francisco tem acompanhado por ligações a paróquia que abriga cerca de 150 pessoas desabrigadas.
“Ele queria mostrar essa proximidade e disse que ligaria diretamente para a própria comunidade através do vigário, para falar com as pessoas que estão refugiadas na paróquia“, revelou o sacerdote.
Intercessão Mariana
Após a oração do Angelus de domingo, 08, o Papa Francisco expressou sua dor com as últimas notícias. O Pontífice pediu que parassem com a guerra, pois ela é uma “derrota”.
Acompanho com dor o que está acontecendo em Israel. Que os ataques e as armas cessem, por favor! E se compreenda que o terrorismo e a guerra não trazem nenhuma solução. A guerra é uma derrota. #RezemosJuntos para que haja paz em Israel e na Palestina!
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) October 8, 2023
O Papa recordou que outubro além de ser o mês “missionário”, também é dedicado a oração do Rosário. “Não nos cansemos de invocar, por intercessão de Maria, o dom da paz sobre os numerosos países do mundo marcados por guerras e conflitos; e continuemos a recordar a querida Ucrânia, que todos os dias sofre tanto, tão martirizada“, pediu Francisco.
Apelo pela paz
Em nota divulgada no site do Patriarcado de Israel, os chefes de Igrejas de Israel também pediram pelo fim dos ataques.
Confira na íntegra a Nota divulgada no site do Patriarcado Latino de Israel:
OS PATRIARCAS E CHEFES DE IGREJAS EM JERUSALÉM SE UNEM EM UM APELO POR PAZ E JUSTIÇA EM MEIO AO DESDOBRAMENTO DA VIOLÊNCIA
Jerusalém, 7 de Outubro, 2023
A Terra Santa, um lugar sagrado para incontáveis milhões em todo o mundo, está atualmente atolada em violência e sofrimento devido ao conflito político prolongado e à lamentável ausência de justiça e respeito pelos direitos humanos. Nós, os Patriarcas e Chefes de Igrejas em Jerusalém, apelamos repetidamente pela importância de respeitar o Status Quo histórico e legal dos santuários sagrados. Nestes tempos difíceis, nos unimos para levantar nossas vozes em unidade, ecoando a mensagem divina de paz e amor por toda a humanidade.
Como guardiões da fé cristã, profundamente enraizados na Terra Santa, somos solidários com o povo desta região, que está suportando as consequências devastadoras do conflito contínuo.
Nossa fé, que é fundada nos ensinamentos de Jesus Cristo, nos obriga a defender a cessação de todas as atividades violentas e militares que causam danos aos civis palestinos e israelenses.
Condenamos inequivocamente quaisquer atos que visem civis, independentemente de sua nacionalidade, etnia ou fé. Tais ações vão contra os princípios fundamentais da humanidade e os ensinamentos de Cristo, que nos implorou para “amar o seu próximo como a si mesmo” (Marcos 12:31).
É nossa fervorosa esperança e oração que todas as partes envolvidas dêem atenção a este apelo para uma cessação imediata da violência. Imploramos aos líderes políticos e às autoridades que se envolvam em um diálogo sincero, buscando soluções duradouras que promovam justiça, paz e reconciliação para o povo desta terra, que suportou os fardos do conflito por muito tempo.
Em nossa capacidade de líderes espirituais, estendemos nossas mãos a todos aqueles que sofrem, e oramos para que o Todo-Poderoso conceda conforto aos afetados, força aos cansados e sabedoria àqueles em posições de autoridade. Apelamos à comunidade internacional para redobrar seus esforços para mediar uma paz justa e duradoura na Terra Santa, baseada na igualdade de direitos para todos e na legitimidade internacional.
Lembremo-nos das palavras do apóstolo Paulo: “Porque Deus não é Deus de desordem, mas de paz” (1 Coríntios 14:33). No espírito desta mensagem divina, imploramos a todos que trabalhem incansavelmente para o fim da violência e o estabelecimento de uma paz justa e duradoura que permita que a Terra Santa seja um farol de esperança, fé e amor para todos.
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos nós durante esses tempos desafiadores.
– Os Patriarcas e Chefes das Igrejas em Jerusalém.
A Comunidade Shalom está presente nas cidades de Haifa e Nazaré no distrito norte de Israel. Segundo a responsável local da Comunidade Shalom na Terra Santa, Lorena Gadelha, até o momento as regiões do norte de Israel tem atividades normais. “Não soou a sirene em nenhum momento no norte de Israel, só no sul, nas proximidades de Gaza. Todos os missionários de Haifa (CV e CAL) estão na reciclagem, comenta Lorena. A missionária contou ainda que “todos estão vivendo as apreensões próprias desse tempo, mas com muita serenidade e confiança na Divina Providência. E apesar de a vida no norte seguir normal, os combates no sul são intensos“, afirmou ela.
Lorena agradece a proximidade do corpo comunitário por meio de mensagens e também pelo suporte espiritual. Ela pede que continuem a intercessão: “A oração e presença de cada um é muito importante pra nós e para o nosso povo. Continuamos pedindo muita oração por essa terra tão amada por Deus e ferida pela violência”.
Leia também | Oração do Papa na consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria
A palavra “PAZ” apareceu em diversas línguas no monumento do Cristo Redentor (RJ), na noite de segunda-feira, ação aconteceu em solidariedade às vítimas dos conflitos no Oriente Médio.
Ver essa foto no Instagram
Com info. Vatican News. e Aci Digital