Igreja

Jejum de Murmuração: No lugar da crítica, a linguagem da reconciliação

São Bernardo recomendava este exercício espiritual para a Quaresma.

comshalom
Foto: Pexel

Em um de seus sermões para a Quaresma, São Bernardo orienta diversos tipos de jejum entre eles o da língua. “Jejue a língua da crítica e da murmuração, das palavras vaidosas e inúteis” (São Bernardo, Sermão no começo da Quaresma, 3,4.). São Tiago, em sua carta, afirma que aquele que não cai por palavra “é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo”. E, no evangelho, Jesus ainda ensina que a boca fala do que o coração está cheio. Por isso, queremos propor nesta sexta-feira o jejum de murmuração, uma penitência que vai ajudar você a dar um passo mais firme no seu caminho de conversão.

Leia também: 3 dicas de como fazer jejum de redes sociais nesta Quaresma

Os pecados da língua são temas constantes das pregações do Papa Francisco desde o início de seu pontificado. “Vós não sabeis o mal que os mexericos fazem à Igreja, às paróquias, às comunidades! Fazem mal! As bisbilhotices ferem! Antes de coscuvilhar, o cristão deve morder a sua língua!”, disse em uma homilia no dia 13 de junho de 2013.

Exame de Consciência sobre a murmuração

O Papa Francisco dá algumas dicas que podem servir de ponto de partida para examinar a consciência e saber se temos caído na murmuração. “Hoje, cada um deve interrogar-se: faço crescer a unidade na família, na paróquia, na comunidade, ou sou um tagarela, uma tagarela? Sou motivo de divisão, de dificuldade?”.

Podemos também nos questionar quais tem sido os assuntos das nossas conversas e se as pessoas têm sido alvo das minhas críticas. O missionário da Comunidade Vida Rodrigo Santos lembra que a murmuração gera frutos na alma de quem pratica: “tristeza, mágoas históricas, compromete a relação, impedindo de purificá-la e amadurecê-la”.

Linguagem da reconciliação

No lugar da crítica, a linguagem da reconciliação. Este é o apelo do Papa Francisco, que ensina ainda que a Cruz é o antídoto para o pecado da murmuração. “Como eu queria que, por um momento, todos os homens e mulheres de boa vontade olhassem para a Cruz! Na cruz podemos ver a resposta de Deus: ali à violência não se respondeu com violência, à morte não se respondeu com a linguagem da morte. No silêncio da Cruz se cala o fragor das armas e fala a linguagem da reconciliação, do perdão, do diálogo, da paz”. (Homilia, 7-11-2014).

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.