Shalom

Jesus vence o orgulho

comshalom

A sexta-feira do Retiro de Semana Santa em Curitiba iniciou com o intuito de levar os participantes a refletirem sobre a Cruz de Cristo, seu significado, sua grandeza e importância para a vida da Igreja e de todo cristão. Pela manhã foi ministrada a pregação com o tema “Jesus vence o orgulho”, levando todos a uma clara e profunda reflexão sobre o silêncio que Jesus Cristo viveu no dia de sua morte e como ele venceu, enfim, o orgulho deixando-se crucificar.

A pregação, feita pelo Padre Marcelo de Souza, explanou todo o sentido e significado do orgulho como sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito e excesso de amor próprio. “O orgulho está tão presente no mundo de hoje, e precisa ser vencido, seguindo a direção indicada por Jesus”, afirmou o Padre, e acrescentou ainda: “a Cruz me indica a vitória do orgulho e de tantos outros pecados.” Jesus dá um novo sentido para a Cruz, que para os judeus é maldição e para os romanos condenação, mas para os cristãos é a salvação. O próprio Cristo venceu o orgulho sendo crucificado. O que se pode contemplar na forte imagem de Jesus sofrendo no madeiro da Cruz nada mais é que a salvação da humanidade, como nos recorda o Padre Marcelo. “O orgulho faz mal para o mundo, para a humanidade. Não somente Jesus sofre com o orgulho, mas o homem também padece com este mal.”

O retiro continua com diversas meditações próprias  da Paixão do Senhor, além da encenação da via-sacra e finalizando com a Celebração da Exaltação da Santa Cruz às 15h.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.