No último sábado (10), Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, esteve presente no evento “Todo teu, Maria”. O encontro aconteceu no Shalom da Paz, em Fortaleza, no Ceará, e reuniu os jovens dos Centros de Evangelização espalhados pela capital cearense. A alegria e a espontaneidade de Dom Américo foram algumas das principais marcas da tarde, que contou ainda com pregação, apresentação artística, momentos de louvor e oração, e foi concluída com a celebração eucarística presidida pelo bispo português.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Ao final da Santa Missa, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, agradeceu a presença do prelado e também o acolhimento dele aos missionários da Comunidade em Lisboa. O bispo aproveitou para agradecer emocionado a ajuda dos membros do Shalom no Comitê Organizador Local (COL) e também para fazer uma motivação divertida: “Que o Moysés faça com que todos os jovens do Brasil atravessem o Atlântico a pé enxuto”, brincou. Dom Américo deu ainda para Moysés Azevedo, como recordação, o seu solidéu. Os jovens aplaudiram bastante esse pequeno gesto.
O que é JMJ?
JMJ é a sigla para Jornada Mundial da Juventude, um encontro do Papa com os jovens do mundo inteiro. Contudo, para quem já viveu uma jornada, a descrição do que é a JMJ vai muito mais além. JMJ começou em 1986 por iniciativa de São João Paulo II. Ao longo do tempo, foi ganhando cada vez mais adesão, participação e compromisso dos jovens do mundo inteiro. As últimas jornadas expressaram bastante essa característica do encontro entre os jovens e dos jovens com Deus.
Muitos discerniram suas vocações a partir de experiências marcantes em jornadas. Outros ainda passaram a conhecer uma Igreja diferente, com rosto jovem. Por onde passa, o evento deixa, de fato, marcas de eternidade nas cidades e nos corações.
A JMJ começou em 1986 por iniciativa de São João Paulo II. Ao longo do tempo, foi ganhando cada vez mais adesão, participação e compromisso dos jovens do mundo inteiro. As últimas jornadas expressaram bastante essa característica do encontro entre os jovens e dos jovens com Deus.
Muitos discerniram suas vocações a partir de experiências marcantes em jornadas. Outros ainda passaram a conhecer uma Igreja diferente, com rosto jovem. Por onde passa, o evento deixa, de fato, marcas de eternidade nas cidades e nos corações.
Saiba mais sobre Dom Américo
Dom Américo foi Nomeado, pelo Papa Francisco, Bispo Auxiliar de Lisboa no dia 1 de março de 2019, é presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, além de Diretor do Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, diretor do Jornal Diocesano “Voz da Verdade”; presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia.
Como motivação aos jovens brasileiros, Dom Américo com alguns membros Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 estiveram na 59ª Assembleia Geral da CNBB no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), depois foram para Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Salvador (BA) e por fim, Fortaleza.
“Para a organização da JMJ Lisboa 2023 a participação dos jovens do Brasil é muito importante’, disse o bispo. “Podemos estar a falar do maior contingente presente em Portugal. Queremos convidar pessoalmente todos os jovens brasileiros, olhos nos olhos, coração a coração. Que todos se sintam especialmente convidados. Que respondam SIM a um Encontro com Cristo Vivo”.
Galeria de fotos
Serviço
Shalom na JMJ 2023
Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações: @juventudesh_
Contato: +55 85 9283-6000 (Agência A3 Turismo)
Continue lendo
JMJ 2023: Papa convida os jovens a partilhar os sonhos com outros jovens do mundo