Igreja

JMJ: Papa convida consagrados a viverem a espiritualidade do recomeço

Primeiro dia do Papa em Lisboa foi marcado por encontros com autoridades civis e religiosas. Veja os principais destaques.

comshalom
Foto: Vatican News

O Papa Francisco chegou a Lisboa (PT) na manhã da quarta-feira, 2 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No primeiro dia de sua viagem apostólica, a agenda oficial do Papa foi preenchida por encontros com autoridades civis e religiosas. Confira abaixo os principais destaques.

Oração das Vésperas com religiosos

O Papa rezou a oração das Vésperas com bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas. Em sua meditação, o Pontífice fez um paralelo com a vocação de Simão e refletiu sobre o cansaço que muitos religiosos passam.

Leia também| Primeiro dia de Halleluya Lisboa tem presença do The Sun

“Alguém dizia: «temo o cansaço dos bons». Cansaço sentido quando nos parece que nada mais temos nas mãos além das redes vazias. Trata-se dum sentimento bastante difundido nos países de antiga tradição cristã, atravessados por muitas mudanças sociais e culturais e cada vez mais marcados pelo secularismo, pela indiferença para com Deus, por um progressivo afastamento da prática da fé”.

Francisco convidou todos os presentes a deixar que Jesus renove a disposição para o apostolado.

“O risco, porém, quando nos sentimos desanimados (cada um de vós pense em que momento sentiu o desânimo), o risco é descer do barco, acabando presos nas redes da resignação e do pessimismo. Ao contrário, confiemos que Jesus continua a tomar pela mão e a levantar a sua Esposa amada. Levemos ao Senhor as nossas canseiras e as nossas lágrimas, para poder enfrentar as situações pastorais e espirituais, dialogando entre nós com abertura de coração para experimentar novos caminhos a seguir”.

E afirmou, “no momento do desânimo, momento da «aposentação», deixemos Jesus subir novamente para o barco, com o entusiasmo da primeira vez, aquele entusiasmo que deve ser revivido, reconquistado, reeditado. Ele vem procurar-nos nas nossas solidões, nas nossas crises, para nos ajudar a recomeçar. A espiritualidade do recomeço. Não tenhais medo. A vida é assim: cair e recomeçar, aborrecer-se e recobrar a alegria. Aceitar esta mão que nos dá Jesus”.

Cultivai a Magnanimidade

Francisco lembrou que Jesus nunca deixa de chamar e diante dos desafios é “hora de dar lugar a segunda chamada”. Para isso, o Pontífice pediu: “Cultivai a magnanimidade”, caminhai juntos e anunciai o Evangelho.

“Não tenhais medo, lançai as redes. Não vivais acusando «isto é pecado, isso aí não é pecado». Vinde todos… depois falamos. Mas, primeiro, sintam o convite de Jesus, depois virá o arrependimento e enfim a proximidade de Jesus”.

Leia o discurso completo do Papa aqui

Lisboa – Capital do futuro

Foto: Vatican News

No encontro com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e outras autoridades civis, Francisco se disse muito feliz por estar em Portugal e afirmou que nesses dias Lisboa “torna-se, de certo modo, a capital do mundo, a capital do futuro”.

Em um belo discurso, Francisco recordou o papel histórico da cidade para semear a unidade entre as nações. “Não se trata apenas de palavras, mas de marcos miliários no caminho da comunidade europeia, esculpidos na memória desta cidade. Aqui temos o espírito do conjunto, animado pelo sonho europeu dum multilateralismo mais amplo do que o mero contexto ocidental”, disse.

E completou, “Espero que a Jornada Mundial da Juventude seja, para o «velho continente» – poderíamos dizer o continente “ancião” –, um impulso de abertura universal, isto é, um impulso que o torne mais jovem”.

Rotas corajosas de paz

Francisco convidou as autoridades presentes a construírem “rotas corajosas de paz”. “Sonho uma Europa, coração do Ocidente, que use o seu engenho para apagar focos de guerra e acender luzes de esperança; uma Europa que saiba reencontrar o seu ânimo jovem, sonhando a grandeza do conjunto e indo além das necessidades imediatas; uma Europa que inclua povos e pessoas com a sua própria cultura, sem correr atrás de teorias e colonizações ideológicas”.

Leia o discurso completo do Papa aqui

Serviço

Halleluya Lisboa

Data: de 01 a 04 de agosto
Local: Alameda Dom Afonso Henriques, Lisboa, Portugal
Acompanhe: @halleluyalisboa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.