Na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto, o Papa Francisco ministrou o sacramento da Reconciliação a três jovens: um rapaz espanhol de 21 anos, uma jovem guatemalteca de 33 anos e um italiano de 19 anos. O encontro com a Misericórdia de Deus foi realizado no Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, local escolhido para acolher os 150 confessionários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Leia também| JMJ: Papa convida consagrados a viverem a espiritualidade do recomeço
Construídos a partir de materiais recicláveis, os confessionários foram produzidos por jovens detentos dos presídios de Passos de Ferreira, do Porto e de Coimbra. Além do Papa, diversos sacerdotes se revezam no atendimento de confissões dos peregrinos. No Parque do Perdão, como é chamado o local durante a JMJ, os jovens podem se confessar em diferentes idiomas e com acessibilidade.
Encontro com os pobres
Após a confissão, o Pontífice se dirigiu para a Paróquia de São Vicente de Paulo no bairro Serafina da periferia de Lisboa. O Centro Social Paroquial atende cerca de 800 pessoas, do berçário ao apoio às famílias. Acolhendo os presentes, Francisco agradeceu o trabalho desenvolvido e falou da importância de gestos “concretos” de amor, sem “asco” da pobreza dos outros.
“Os excluídos, os marginalizados, os descartados, os humildes, os indefesos. São eles o tesouro da Igreja, são os preferidos de Deus!”, disse.
Com sua marca da improvisação, Francisco também afirmou que “não poderia existir uma Jornada Mundial da Juventude sem levar em conta essa realidade (da solidariedade), porque isso também é juventude no sentido de que vocês geram continuamente vida nova”.
E, finalizou: “Sigam adiante e não desanimem! E se desanimarem, tomem um copo de água e sigam adiante!”
Acompanhe a transmissão através do Youtube Festival Halleluya.
Serviço
Halleluya Lisboa
Data: de 01 a 04 de agosto
Local: Alameda Dom Afonso Henriques, Lisboa, Portugal
Acompanhe: @halleluyalisboa