Institucional

Descobri em João Paulo II um grande intercessor da minha juventude consagrada a Deus

comshalom

thalitaSou Thalita, discípula da Comunidade de Vida Shalom, em missão em São Paulo. Falar de João Paulo II pra mim é falar de alguém que sempre esteve muito perto apesar de nunca tê-lo conhecido pessoalmente. Na verdade, desde sua morte sua presença se tornou ainda mais marcante em minha vida. Lembro-me da minha sensação no dia em que o papa morreu, era uma mistura de tristeza, saudade, certeza do céu, que na época nem eu mesma entendia, mas me fizeram verter lágrimas. Estava no início do meu vocacional na Comunidade e fui descobrindo em João Paulo II um grande intercessor da minha juventude, uma juventude consagrada a Deus.

Com certeza o amor aos jovens foi o que logo de cara me aproximou dele, pois além de ser jovem também sempre tive especial amor por estes. Lembro de quando li a sua carta aos jovens e pensava que era justamente aquilo que queria viver, testemunhar na minha juventude que é possível ser jovem santa e, ao mesmo tempo, queria gritar junto com ele aos jovens do mundo inteiro: “Vocês são o futuro do mundo, vocês são a esperança da Igreja, vocês são a minha esperança”.

Além deste grande amor pelo apostolado da juventude, fui descobrindo em João Paulo II um grande testemunho para minha vocação: testemunho de uma vida marcada pela santidade até as últimas consequências, uma vida de “martírio branco” tão claro que poderia ser dito “vermelho”. Esse testemunho era expresso também por sua missionariedade, outra característica que me uniu a ele, um Papa em constante missão! Missão sustentada na Cruz de Cristo onde estava literalmente apoiado em suas aparições com seu báculo, imagens que sempre ficarão gravadas em meu coração.

Fui descobrindo em João Paulo II um testemunho fiel da virtude da Castidade. Para mim, ele foi um homem que expressou essa virtude de modo concreto em toda sua história, pois sempre viveu o esquecimento de si na busca de amar Deus e os outros. Isso ele viveu nos tempos de guerra, durante sua juventude, mas também em toda sua vida à serviço da Igreja e da humanidade. Humanidade por quem se consumiu, fazendo-me amá-lo ainda mais por outra de suas virtudes, a de ser “um homem para os outros”. Ele usava essa expressão quando falava do que é ser sacerdote. Se é assim que se define um sacerdote, João Paulo II foi então um grande testemunho desse magnífico ministério. Por fim, e como não poderia deixar de ser, me une a João Paulo II o grande amor a Virgem Maria e o desejo de ser toda de Jesus sendo toda dela. Com ele vou também descobrindo a grande graça de me deixar consolar e conduzir por Maria. Com ele vou descobrindo a graça de gritar a Maria: “Totus Tuus, ó Mãe!”, para com ela dizer ao Senhor “fiat voluntas Tua” (Faça-se em mim Tua vontade!).

*A Comunidade Católica Shalom lançou diversos pacotes de viagens para a canonização de João Paulo II e João XXIII, desde os que oferecem hospedagem em casas de retiro àqueles contratados com agências de viagens, que reservam quartos em hotéis de Roma. A cerimônia acontacerá na Santa Sé, em 27 de abril de 2014. Clique aqui e saiba mais sobre essa peregrinação.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.