Quarta-feira é um dia especial no Vaticano. Esse é o dia em que o Santo Padre encontra os fiéis para dirigi-lhes algumas palavras de esperança e fé na Audiência Geral. É também nesse dia que acontece o tradicional encontro do Papa com os recém-casados, que, conforme os costumes, aparecem na reunião com os mesmos trajes do dia do casamento. E na última quarta-feira, dia 23 de fevereiro, um jovem casal de missionários da Comunidade de Vida teve a oportunidade receber a benção especial de Francisco.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Trata-se do casal Abraão de Araujo e Teresa Maria. Os dois missionários moravam em países diferentes – ela na Itália e ele na França. Agora, após a celebração do matrimônio, eles partem como família para uma nova terra. Eles retornam ao Brasil para morar em Salvador, na Bahia. Juntos, como uma nova família, eles viverão a missão de se dedicar a evangelização dos jovens e dos pobres na Vocação Shalom. Vale destacar que o testemunho deles já alcançam muitos outros irmãos da Comunidade.
Um matrimônio que nasce aos pés de Pedro
O casal conta que, antes mesmo de casar, já haviam se programado para ir ao encontro do Papa. Inclusive, os primeiros dias da Lua de Mel seriam em Roma, na Itália. No dia anterior, Teresa partilha que ficou conversando com o esposo para saber o que dar para o pontífice.
“Na hora que chegou o momento de falar com o Santo Padre, o único sentimento que veio ao nosso coração foi perguntar como ele estava. Ele respondeu que estava bem. Depois perguntamos qual era o sonho dele. O Papa disse que o seu sonho era dormir bem. Nesse momento, nós três rimos bastante. Logo em seguida, o Santo Padre perguntou se a gente já tinha brigado. A gente disse que não e ele pediu para nos dar um conselho: ‘não durmam sem se reconciliar; quando vocês brigarem, tentem resolver tudo antes de dormir, porque a água quente do dia seguinte é bem pior’. Nós agradecemos e, em seguida, ofertamos nossa lembrancinha de casamento. Depois, ele nos abençoou. Foi um misto de simplicidade e ‘extraordinariedade’. Ele nos tratou como se nós já nos conhecermos”, partilha com alegria Teresa Maria.
Já Abraão conta que dois pontos marcaram bastante esse momento tão especial.
“Primeiro, para nós, foi um susto muito grande o Papa parar e conversar com a gente, porque normalmente ele não conversa com todos os casais. E a gente também não esperava essa repercussão, a ponto de ir parar nas redes sociais do Santo Padre, sendo, inclusive, canal de evangelização. Segundo, esse momento foi muito significativo para a gente porque, como a Comunidade Shalom nasceu aos pés de Pedro, nós, Teresa e Abraão, fomos pedir a bênção do Papa para que a nossa vida matrimonial, a nossa vida como casados, pudesse nascer também aos pés de Pedro.
Uma mensagem especial de Francisco
No post publicado pelo perfil oficial do Papa Francisco no Instagram, muitos membros da Comunidade Shalom celebraram a alegria do casal que está presente em uma das fotos. Entretanto, apesar de não falar diretamente sobre matrimônio, a mensagem da publicação aborda um assunto muito caro para o Francisco. Por isso, vale destacá-la logo a seguir:
“Os jovens devem dialogar com os idosos, e os #idosos com os jovens. E esta ponte será a transmissão da sabedoria na humanidade, porque os idosos são como as raízes da árvore, e os jovens são como flores e frutos. #BênçãodoTempo #AudiênciaGeral
Leia também | Conheça o jovem casal do Shalom que encontrou o Papa Francisco