Me chamo Herico Gabriel Silva Ribeiro, sou natural de Macapá (AP), tenho 23 anos, sou missionário Comunidade de Vida na Comunidade Católica Shalom, consagrado e celibatário com votos temporários de pobreza, castidade e obediência. Atualmente estou morando em Natal(RN) e trabalho no Projeto Juventude.
Fazendo memória
Minha história não começa onde estou hoje, tenho muito a lhe contar o que aconteceu para que eu chegasse aqui e pudesse ofertar a minha vida e juventude para evangelização de outros jovens também… Mas já no início da minha história quero deixar a minha imensa gratidão a Deus e aos primeiros irmãos que ajudaram no árduo e intenso trabalho da evangelização dos Jovens e que há 33 anos fundaram o Projeto Juventude para Jesus, pois, a oferta desses me alcançou e hoje posso aqui escrever para você um pouco do que Deus fez na minha vida.
Como eu falei acima, nasci em Macapá em 1998 e em 2000, com apenas dois anos de idade, perdi o meu pai. Ele foi assassinado na porta de uma boca de fumo quando tentava defender um “amigo” que devia para traficantes. Meu pai também era usuário, com isso, minha mãe biológica não teve condições de criar eu e minhas irmãs, pois também trazia problemas com as drogas, e felizmente fui adotado pela minha tia que me criou e me deu uma educação católica.
Foi Deus que me chamou
Nessa mesma época ela conheceu a Comunidade Shalom e eu comecei a frequentar desde criança (mas vamos pular um pouco)... Uma das marcas que já trago na minha história acerca do Projeto Juventude é que desde a minha infância sempre via os ônibus que levavam a galera para o Acamp’s (Acampamento de Jovens Shalom).
Voltando do local do Acampamento com aquelas pessoas transformadas, cheias de alegria, cantando, sorrindo e abraçando os seus pais, alguns até chorando, e isso de uma forma misteriosa tocava o meu coração em saber que Deus realmente transformava as pessoas. Isso me levava a curiosidade de participar desse evento e eu sempre pedia todos os anos para a minha mãe deixar eu ir para o Acamp’s, mas não tinha idade para participar daquele evento.
Até o meu dia finalmente chegou! E em 2011, com 12 anos (nem podia fazer o Acamp’s, mas fui liberado kkk) fiz o meu 1° Seminário de Vida no Espírito Santo. Foram os dias mais incríveis e felizes da minha vida, pois até aquele momento eu só ouvia falar de Deus, mas eu provei de Deus, eu senti Deus, Ele me tocou, Ele falou comigo, e já com 12 anos Ele me chamou para deixar tudo e segui-Lo!! Mas como? Com as minhas atitudes e ações, segui-Lo?
A Divina Misericórdia
Eu sempre fui um jovem curioso, e isso facilitou para que eu conhecesse a Deus, mas também o pecado. Por isso, aos 13 anos, eu provei o meu primeiro “baseado”, em uma roda de colegas que eu não queria estar excluído daquele momento. Acabei provando.. mas como eu pude fazer isso?? Não foi dessa forma que eu perdi meus pais?? Sim, eu caí na mesma queda de meus pais!
Eu vivi três anos assim, como “Raimundo, um pé em Deus e um pé no mundo”. Eu era uma pessoa na minha casa, outra no meu colégio e outra no Shalom. Queria ser aceito e aprovado onde eu estava como qualquer jovem, mas eu usava máscaras para isso e não tinha medo das consequências, brinquei tantas vezes com a misericórdia de Deus. Eu sou o verdadeiro filho pródigo que já estava na casa do pai, mas decidi conhecer o mundo que guardava algo para mim, mas como a minha vida sempre foi uma ação de misericórdia de Deus e Ele utilizou o Projeto Juventude, como esse instrumento de Sua misericórdia.
E assim, graças a Ele eu nunca deixei de ir para o Shalom, pois dentro do meu grupo de oração eu tinha amigos e também gostava de ir, pois me sentia útil tocando violão e isso me fez não me afastar totalmente de Deus.
E como todo jovem do Shalom gosta de convivências (como nós chamamos os momentos que saímos para comer, jogar conversa fora, comemorar algum aniversário)…. Foi em um momento desse que eu tive uma experiência marcante na minha vida, havia acabado de chegar um novo missionário na minha cidade que estava assumindo a coordenação do Projeto Juventude, e ele tinha ido para essa convivência e quis trocar uma ideia comigo. E ele falava, falava.. e eu não lembro muito bem do que ele dizia, eu só lembro que ele me fez duas perguntas, a primeira: “Ei cara, você acredita que o céu existe?”
Caminho de santidade
Me lembro que estava muito destruído por dentro nesse dia, pois já estava usando muita droga, me encontrava sem fé e sem esperança, só gostava de curtir sem pensar no meu futuro então vivia como uma pessoa que não acreditava em um futuro, que era o céu. Mas, eu respondi que sim, porque eu disse para mim mesmo naquele momento: “Assim.. quando a gente morrer, só podemos ir para o céu ou o inferno, então.. eu acredito no céu.” Respondi que sim, acreditava na existência do céu.. mas, aí continuamos a conversar e depois veio a segunda pergunta: “Ei cara, mas você acredita que você pode ir para o céu?”
Eu não respondi aquela pergunta, mas lembro como se fosse hoje, fui para a minha casa com aquela pergunta que me tocou no mais profundo da minha alma, pois tinha certeza que foi Deus que falou comigo naquela noite através daquele missionário. Eu comecei a olhar para mim e dizer “o que eu estou fazendo da minha vida? Se eu morrer hoje, eu não irei para o céu, eu tenho certeza!”
Quase todas as noites naquela época eu fumava um baseado para dormir bem, pois eu sempre lembrava da felicidade que eu tinha quando eu estava em Deus e indo dormir, colocando a cabeça no meu travesseiro me sentia a pessoa mais feliz do mundo!!
Mas esse pensamento me torturava e fazia com que eu colocasse a droga no lugar de Deus todas as noites, mas aquela noite foi diferente de todas as noites, eu não fumei, pois o meu coração depois de muito tempo estava cheio de esperança pois, DEUS FALOU COMIGO NOVAMENTE !! Na mesma semana esse missionário começou a me acompanhar. Nós fizemos uma promessa de comprometer o nosso céu um com o outro, em viver toda a nossa vida em vista do céu, na vida e juventude dele ofertada e toda de Deus eu encontrei segurança e apoio para dar o meu sim, e seguir a Jesus…
Mas você pensa que foi de repente essa minha decisão?? Não, depois de minha promessa a ele e a Deus, eu caí muitas vezes, várias vezes, mas sempre esteve comigo o senhor para me levantar e me chamar novamente.. cheguei a ser preso, fui expulso do meu colégio, pois estava com maconha na escola.. mas “de todo todo um mau, Deus sempre tira um grande bem”.
A vida missionária
foi assim que eu passei uns 4 meses na Comunidade de Vida (na casa dos missionários) e já tinha pedido para ir em missão como Jovem em Missão (outra ação do Projeto Juventude, para jovens que desejam dá no mínimo 6 meses a 1 ano da sua vida para Deus, vivendo como Comunidade de Vida).
Depois de um tempo livre do vício e lutando todos os dias, chegou a minha resposta e com 16 anos eu fui em missão para Maceió (AL), onde no meu primeiro acompanhamento vocacional, eu contei toda a minha história para o meu acompanhador e primeiramente ele deu uma grande risada e disse: “ Cara!! Bendito o primeiro baseado que tu fumou, porque ‘foi Ele que te trouxe aqui’! ”.
Ali eu entendi a providência de Deus que permite muitas vezes o absurdo para não perder de vez uma alma.. E foi nessa terra que eu aprendi a viver novamente, descobri que o sentido da vida e a verdadeira felicidade não se encontra em viver para si, mas para o outro, aprendi a ofertar a minha vida e minha juventude pelo outro e principalmente na evangelização dos jovens, que sempre repetia para mim mesmo.
“Se Jesus foi capaz de mudar a minha vida que eu já o conhecia e o deixei, ele pode mudar a vida de qualquer um e principalmente daqueles que não o conhece.”
Desde então, trabalho na evangelização dos jovens e em cada Missão que passo, cada vez que contemplo no rosto e cultura de cada jovem que encontro consigo afirmar que a sede do homem por Deus é a mesma, e é aí nessa sede que eu encontro a minha missão a resposta para a famosa pergunta: “para que eu vim ao mundo?” Para ajudar a Deus a saciar a sede das almas por ele.
Discernimento do estado de vida
Uma curiosidade para você que me acompanhou até aqui na minha história, desde o meu primeiro Acamp’s eu não deixei de ir para nenhum e foi no meio dos jovens e com eles que eu discerni o meu estado de vida ao celibato pelo Reino dos Céu, assim como um dia Deus me disse que permitiu que todos os pais que tive na terra fossem pais espirituais para revelar a paternidade d’Ele na minha vida. E assim também Ele me constituía um Pai espiritual para a humanidade e de maneira particular ele me dava os jovens!!
Foi numa adoração no Acamp’s de Fortaleza, uma multidão de jovens enamorados cantavam fervorosos “tu és suficiente para mim”. E olhava aqueles jovens e olhava para Jesus e dizia: “está aqui Senhor, tudo o que eu preciso, está aqui Senhor o céu, isso aqui é suficiente para mim..”
Eu poderia tentar explicar essa experiência mas nunca iria conseguir explicar, porque uma experiência de um coração celibatário não se pode explicar na terra pois só a eternidade pode revelar.. Enfim já falei demais!!! Chego aqui com uma grande alegria em meu coração, pois os 33 anos do Projeto Juventude para Jesus também são os meus 33 anos, já que a história desse Projeto é também a minha história, é também a minha vida!!
Se eu fosse definir em uma frase o que é o Projeto Juventude, eu diria que: é um itinerário seguro, um caminho da paz para qualquer jovem encontrar o seu caminho seguro para o céu.
PARABÉNS PROJETO JUVENTUDE PARA JESUS!
Herico Gabriel Silva Ribeiro
Consagrado Comunidade de Vida
Celibatário
Missão Natal
Confira também:
Com o PJJ, aprendi a me ofertar por amor
A alegria dos jovens Shalom motiva universitária a uma nova vida
O melhor de mim eu ofereço no serviço aos jovens
Uma vida consagrada pelo jovens e para os jovens
Vale a pena ser para sempre Shalom
Meu irmão , eu pude me ver neste seu testemunho . Obrigado, por tão grande PARTILHA ❤️🥲