Janaina Teixeira, de 19 anos, é natural de Marialva, no interior do Paraná. A jovem dá aulas de espanhol e trabalha com televendas. Em sua paróquia, serve no setor de comunicação. Janaina descobriu a Comunidade Shalom através do portal comshalom.org. “Eu comecei a perceber em minha vida de oração que queria ser missionária, comecei a pesquisar no Google comunidades em missão, já fui em várias para conhecer, mas não era realmente o que eu queria. Foi ai que encontrei o portal da Comunidade Shalom. Entrei e comecei a ler, fui me apaixonando. Eu falei: é isso que quero”, afirmou.
Janaina viu a divulgação do Congresso de Jovens Shalom (CJS) no portal e ficou muito motivada a participar. Mas não tinha condições, devido à distância e à questão financeira. “Conversei com um padre amigo meu e falei pra ele que queria muito participar do congresso para conhecer realmente a minha vocação e ele disse que eu iria” contou. No dia seguinte à conversa com o sacerdote, ele havia conseguido sua passagem para Fortaleza. Janaina ficou muito feliz.
“Cheguei no Shalom da Paz e senti que realmente ali era minha casa. Cheguei e comecei a olhar, fui na capela e falei: nossa eu estou aqui, não acredito!”. A jovem comentou que sua vinda a Fortaleza tem uma razão maior do que ela mesma possa compreender: “Eu vim com a intenção de descobrir realmente a minha vocação. Eu dei o meu sim para estar aqui”. Janaina revelou que, no momento da comunhão, na Missa de Abertura do CJS percebeu algo de magnífico: “Na hora da comunhão, era como se eu visse realmente Cristo em mim”.
A jovem teve uma profunda experiência com Deus através do CJS: “Eu abri mão da minha vida lá no Paraná para vir para cá, acho que foi um passo muito grande para mim. Mas eu creio muito no poder do Espírito Santo e em tudo que Ele realizou e mim nestes dias”. Ao partilhar a sua experiência, ela declarou que “Deus providencia tudo em nossas vidas, basta a gente dar um sim, mas um sim verdadeiro”.
Após o CJS, Janaina pediu para trilhar o Vocacional por Carta na Comunidade Shalom e foi aceita. A jovem vocacionada pretende partilhar em sua paróquia tudo o que viveu no congresso. Ela acredita que é importante transbordar as graças que Deus realiza. “É preciso ser como uma esponja que se encharca do amor de Deus e transborda na vida daqueles que nunca experimentaram esse amor”, declarou.
“O jovem está na internet, então, ter uma ferramenta como o comshalom.org é muito bom. O portal vai ajudar a muitos jovens a conhecerem a vocação deles. O que me chamou bastante atenção, além de ser bem explicado e dividido, foi a organização do portal que é muito bem estruturada para quem não conhece a Comunidade”, concluiu.
por Jonas Viana