Foram dez anos de angustia e dor até Vander Cavalcante conseguir superar o trauma pela morte precoce de seu irmão gêmeo. A experiência de reconciliação se deu em uma madrugada ao entrar na capela onde havia adoração perpétua a Jesus Eucarístico.
Quando tinha apenas 14 anos, Vander e sua mãe presenciaram o atropelamento de seu irmão gêmeo. Era cerca de 18h. Os jovens estavam chegando a um clube para praticar esportes. Mas Victor foi atingido por um carro ao atravessar a rua. O acidente gerou fratura em vários membros do corpo do jovem e ele entrou em coma.
“Hoje meu irmão seria um cadeirante, com certeza. Ele quebrou vários membros do corpo e teve um trauma craniano muito sério. A parte cerebral dele ficou totalmente comprometida. Ele seria uma pessoa totalmente dependente hoje. Acho que Deus quis ele logo porque ele era muito puro. Esse foi um discernimento que eu tive depois, mas na hora só sentia dor e revolta”, conta Vander.
Leia também: Catecismo da Igreja Católica: O que a Igreja Crê?
Revolta contra os pais
Após um mês em coma, a equipe médica conversou com a família sobre o prosseguimento do tratamento. Havia duas alternativas, uma delas com transfusão de sangue. Por serem Testemunhas de Jeová, denominação protestante que não permite transfusão de sangue, os pais optaram por seguir com a outra opção. Mas, infelizmente, o quadro já era bastante delicado e três dias depois Victor faleceu.
A notícia foi recebida com grande dor por Vander que se revoltou e culpou os pais pela morte do irmão. A partir daí foram anos de tratamento psiquiátrico e uso de medicamentos. Mas a sua reconciliação com Deus, com sua história e seus pais se deu dez anos depois a partir de uma experiência com Jesus Eucarístico.
Surpreendido pela Eucaristia em uma madrugada
Vander conta que já estava com desejo de atentar contra a própria vida, pois acreditava que assim encontraria seu irmão. Mas, em uma conversa com um amigo, ele recebeu o conselho de ir a um endereço específico quando se sentisse no fundo do posso. O endereço era do Shalom da Paz, onde havia uma capela com adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento.
“Em uma madrugada saindo de um show, bateu aquela ansiedade, saudade do meu irmão e aquela vontade de realmente tirar a minha vida. Só que aquela semente germinou e eu fui na madrugada de sábado para domingo ao Shalom da Paz”, conta.
‘Fui até Jesus Eucarístico mesmo descrente’
O porteiro que estava de plantão naquela madrugada acolheu Vander, levou-o até a capela e lá rezou por ele. “Eu fui até Jesus Eucarístico, apesar de totalmente descrente, mas era minha ultima opção, minha última saída. E disse: ‘Senhor, eu não tenho mais forças, transforma a minha vida porque eu não aguento mais’. E me prostrei e tive uma experiência de repouso no Espírito através de Jesus Eucarístico”, lembra.
Os irmãos que estavam de vigília naquela noite o acolheram e rezaram por ele. “Um dos irmãos proclamou que eu deveria ir para casa perdoar os meus pais porque eles não tinham culpa da morte do meu irmão. E depois me olhar no espelho e me perdoar, porque realmente eu me culpava muito. Eu até questionei ele no dia: ‘Quem é que veio aqui falar da minha vida para você’. Ele riu e disse: ‘É Jesus. Você teve um encontro com Ele’.”
Depois dessa experiência, Vander conseguiu ir para casa e se reconciliar com os seus pais. Hoje, o jovem é postulante de aliança na Comunidade Católica Shalom e vocalista do grupo SóPraGod.