Sem Categoria

Jovens de Sobral testemunham experiências com o Programa de Voluntariado Shalom

Nesta semana em que vivemos o Dia Nacional do Voluntário, a Comunidade Católica Shalom de Sobral relembra o testemunho de três missionárias que participaram de Expedições do Programa de Voluntariado Shalom, colocando seus dons a serviço da evangelização.

comshalom

Além de promover a dignidade humana, o cristão tem como missão levar a luz de Cristo a todos os povos, é uma luz que liberta, traz esperança, transforma e salva vidas. A docilidade ao Espírito nos corações das jovens Rafaela, Socorrinha e Mayra fez despertá-las para um tempo novo de descobertas interiores e exteriores por meio do voluntariado. Confira abaixo os testemunhos.

Mayra Beatriiz (20) é discípula da Comunidade de Aliança, estudante de Pedagogia. Participou do voluntariado em Chaves-PA na modalidade Renascer de 2020.

“O voluntariado surgiu na minha vida no tempo em que eu passava por uma crise de fé. Durante o Congresso de Jovens Shalom (CJS) de 2019,  uma pessoa me parou e começou a falar do Voluntariado Shalom e aquilo deixou meu coração muito inquieto. Desde então, o Senhor foi confirmando esta vontade dEle para mim. E após um momento na missão de motivação ao voluntariado, eu me decidi em saber como se realizaria a vontade de Deus.

Foi em Chaves que confirmei: Deus é o essencial da vida e que as estruturas humanas nunca poderão nos saciar como Ele nos sacia. Os marajoaras (habitantes locais) vivem uma vida muito simples, sem muitos luxos, mas era abundante a alegria deles e parecia que não os faltava nada, apesar das realidades da região. Vale a pena doar-se a esse povo.

O voluntariado é algo diferente, um mistério de Deus e uma obra que vai sendo fecundada em nosso coração ao longo dos dias do serviço. Deus cuida de todos os detalhes, Ele deve ser a nossa única estrutura, da nossa parte Ele só espera o nosso sim.”

Socorrinha Mouta (23) é consagrada na Comunidade de Aliança e estudante de Jornalismo. Foi voluntária em Chaves-PA também na modalidade Renascer de 2020.

“Ir para Chaves me devolveu a mim mesma (a essência da minha identidade), me devolveu ao Carisma. Em Chaves, eu redescobri a minha missão pessoal: Comunicar o amor de Jesus como a grande notícia, revelando Ele no rosto do humilde.

Fui para Chaves para ir em busca do tesouro de Deus. Em cada casa que visitei, encontrei rostos que pareciam tão familiares. Muito mais que ser canal de Deus, eu fui alguém alcançada por Deus neles.

Ao tocar na realidade social de Chaves e contraditoriamente na alegria daquele povo, eu me descobri pobre. Deus me fez compreender que a grande riqueza e bem que eu poderia dar para aquele povo era o próprio Jesus. Tendo a Ele, dando d’ Ele para as crianças e jovens eu iria estar saciando a sede que eles tinham de amor. Nada iria saciar, nem outro bem que eu desse os faria feliz, senão o próprio Deus.

Tive a honra de servir na Rádio Comunitária de Chaves durante alguns dias. A rádio, único veículo de comunicação que eles têm lá, chega aos ouvintes por meio de caixas de som nos postes das ruas. Apresentei o Programa junto com um missionário da Comunidade de Vida da missão e fui imensamente alcançada.

Dar meu testemunho, fazer o convite do Renascer, entrevistar o povo daquela cidade, evangelizar sem saber pra quem me ouvia, falar explicitamente do amor de Jesus, assim eram as tardes na Rádio. Naquele serviço simples, Deus me encheu de uma alegria e compromisso com a evangelização. De alguma forma, Deus me fazia compreender que um povo escutava e era tocado por Deus por meio da minha voz.

O Pai me encheu da riqueza de cada vida que toquei na Ilha de Marajó. Deus me encheu de um profundo amor as crianças e famílias de Chaves. Com certeza um dia, se Deus me permitir, irei voltar para lá para reencontrar cada um.”

Rafaella Marques (27) é discípula da Comunidade Aliança e enfermeira. Foi uma das voluntárias na expedição internacional em Cabo Verde, na África.

“Um certo dia, eu vi uma publicação sobre o Voluntário Shalom para a expedição em Cabo Verde que me chamou bastante atenção. Então eu li o edital e despertou em meu coração um desejo adormecido de viver um voluntariado com a minha profissão e agora também com a vivência da minha vocação. Em oração, Deus confirmava aquele sonho e a partir daí pude vivenciar a Divina Providência de Deus, e tudo concorria para que eu pudesse me inscrever e viajar.

Durante a expedição tive muitas experiências fortes com a gratuidade do amor, porque da mesma forma como Deus me ama sem muitas vezes  precisar fazer ou demostrar algo, eu também posso amar o meu irmão sem esperar nada em troca. Lá eu fui amada, muito acolhida. Eu digo que Deus me mandou para Cabo Verde para me amar. 

Por que além de eu ter essa experiencia nova com o amor de Deus, eu fui percebendo que esse amor também parte da minha decisão, de forma simples poder amar e ser o amor para meus irmãos.

Assim como Deus me deu a graça de realizar um sonho, se é um sonho do seu coração Ele também é capaz de realizar. Lembro-me de Santa Terezinha quando diz que “Deus não poderia inspirar em mim desejos irrealizáveis”. Por isso confie em Deus, reze e se planeje, porque realmente é uma experiência que somou muito na minha vida e pode transformar a sua também.

No Volutariado Shalom, mais gratificante que uma nova experiência com a cultura e língua de um país é viver a experiência com o amor de Deus.”

O Programa de Voluntariado Shalom 

O Programa de Voluntariado Shalom – PVS é um programa sem fins lucrativos, que seleciona pessoas que desejam dispor dos seus dons, sejam profissionais ou não-profissionais, para ajudar os mais necessitados, indo ao seu encontro e integrando-se temporariamente aos trabalhos de resgate à dignidade humana e de serviço aos mais pobres, já desempenhados na localidade pela Comunidade Católica Shalom. 

O voluntariado é uma experiência única da caridade fraterna com os mais pobres. Para mais informações procure o secretário de Promoção Humana de um Centro de Evangelização Shalom mais próximo ou acesse o site oficial do voluntariado Shalom.

Por Jamile Alcântara


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.