Institucional

Jovens dão testemunhos de fé e evangelização

comshalom

testemunhos

Evangelizar outros jovens e levar Cristo a toda a humanidade é o mandato missionário da Igreja. “A experiência com Deus se dá no outro. Não é uma experiência que se vive sozinho”, definiu o membro da Pastoral da Juventude, Walmyr Junior. 

Walmyr Júnior teve uma forte experiência com o amor de Deus durante o Acamp’s. Em seu testemunho, ele falou também acerca da oração e da experiência de evangelizar outros jovens. Ele disse ser necessário formar o jovem de forma integral.

Já a missionária da Comunidade Canção Nova, Carla Picolotto, disse ser muito feliz por ter encontrado sua vocação. “Da forma como são chamadas, as pessoas podem corresponder. Se as perguntas do Senhor te levam a uma alegria, você está na direção certa. Você pode encontrar o lugar certo entre as diversas expressões e carismas da Igreja”, explica.

De acordo com ela, muitos serão os frutos que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) trará para a Igreja e para os jovens. Em seu testemunho, ela falou acerca da experiência com as diversas expressões da Igreja. “O Papa falava que estavam sendo semeadas muitas coisas que o Senhor iria frutificar. Era tempo de semear. Teremos muitos frutos. Foi um dom de Deus”, disse.

A pedagoga Mariá Luna, 24, é membro do movimento dos Focolares. Segundo Mariá, a experiência de ser voluntária na JMJ Rio2013 foi única. “Eu me vi envolvida pela Igreja de maneira grandiosa. A Igreja é um belíssimo Jardim e cada carisma é uma flor“, disse. Tolerância e amor à Igreja e aos irmãos foram algumas das lições que ela teve.

Segundo ela, o amor de Deus exige ação, concretude e não sentimentalismo. Mariá lembrou os ensinamentos da fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich. “O Evangelho é super atual e podemos vivê-lo sempre”, destacou.

Conhecer a Igreja

Irmã Graça Maria foi coordenadora do setor de hospedagem durante a JMJ Rio2013. Em sua fala, ela impulsionou os jovens a conhecerem mais a Igreja para dela fazerem parte.  “A gente não pode escolher alguma coisa se a gente não conhecer. (..) Vocês são o futuro da nossa Igreja. Abram-se à Igreja”, disse.

Consagrada há 25 anos na Congregação de Nossa Senhora de Belém, Irmã Graça Maria contou que desde criança teve a oportunidade de participar da Igreja. No entanto, foi inspirada pelo exemplo de Madre Teresa de Caucutá, que ela resolveu ofertar toda a sua vida a Deus. “Eu quis dar esse passo, quis dar esse SIM dentro do projeto de Deus”, disse. A Congregação da qual ela faz parte tem como carisma a evangelização da infância e da juventude.

Juliana Fernandes, coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, contou que foram mais de vinte vigílias em intenção pela JMJ Rio2013. Ela representou os jovens brasileiros em um encontro com o Papa. “Entrei no palco chorando, lembrando da luta de evangelização de cada jovem. Quando o abracei, me senti uma ovelha com o bom pastor”, conta. Ela convidou ainda todos os jovens a rezarem pelo Papa. “Faço o convite de não deixarmos de rezar pelo Santo Padre. Precisamos mostrar que a Igreja é viva e o Papa pode contar conosco”, destacou.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.