O Congresso de Jovens Shalom se aproxima e alguns jovens de Sobral (CE) já estão a todo vapor nos trabalhos para arrecadar recursos e pagarem a excursão a Salvador. De 18 a 20 de setembro, toda juventude da Comunidade Shalom tem um encontro marcado na capital baiana para muito louvor e oração na AABB da cidade. Em 2015 o CJS traz o tema “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus!” (Mt 5,8).
O grupo de oração Efraim que faz parte do Projeto Juventude para Jesus (PJJ) da missão, está colocando em prática várias ideias para juntar um valor e pagar a inscrição dos membros. São muitos meios de arrecadação: vendas de água nas praças de Sobral e em dias de concursos, vendas de brigadeiros e até confecção de adesivos personalizados.
Lívia Monteiro irá participar do seu primeiro congresso e no coração cresce a expectativa de está na presença dos seus irmãos do país todo e também de participar de momentos cujos fundadores estarão, mas, sobretudo, a jovem anseia uma experiência ainda mais firme no carisma Shalom. “Eu quero ir porque eu quero renovar a minha experiência com Deus e tenho certeza que o CJS me dará essa oportunidade. Lá vamos encontrar jovens da comunidade de vários lugares. Quando vi um vídeo do CJS de 2014 me chamou muita atenção para o sentimento da unidade. Achei incrível a mesma música sendo cantada, a mesma coreografia, o mesmo desejo de ser de Deus”.
A mobilização do grupo Efraim começa via WhatsApp. No grupo particular dos membros são postadas fotos diariamente, vídeos feitos por eles mesmos, motivações em forma de entrevistas de TV e até uma paródia foi criada. Na passagem do cantor Davidson Silva na missão durante as comemorações dos 33 anos de vocação, os jovens fizeram uma entrevista descontraída de convite para o CJS.
Antes das atividades apenas 8 participantes do Efraim iriam para Salvador, hoje mais de 12 ovelhas estão de malas prontas para o Congresso de Jovens Shalom. Mesmo os que não podem ir ao encontro estão ajudando nas vendas e motivação da Obra. O Setor de Providência do grupo tem reuniões semanalmente para rezarem e discernirem novas formas de levar mais jovens à capital baiana.
Para o pastor do grupo, Raul Douglas, é uma alegria ver jovens gastando suas vidas pela evangelização. “Nós podemos ver a missionariedade neles, o sair de si. Esses jovens desejam sentir essa experiência com o amor de Deus por meio do congresso”.
Na programação do CJS
O Congresso de Jovens Shalom de 2015 traz uma programação bem diferente. Muita oração, pregações, adoração, celebrações eucarísticas, shows com Missionário Shalom e Alto Louvor, esta natural da Bahia, apresentação do musical Anchieta para todas as tribos e momentos de interação e convivência entre os jovens.
Desde 2007 os temas do CJS passaram a ser pautados pelas temáticas que o Papa define para a Jornada Mundial da Juventude de cada ano. A Comunidade Shalom passou a colher grandes frutos na unidade com o pensamento do Santo Padre e com o que a Igreja expressa.
Mateus Ferreira