Já parou para pensar que a folia do Carnaval pode não ser pelas ladeiras das cidades ou nos blocos de carnavais? Exatamente! Há jovens que trocaram a animação das ruas por trabalho voluntário para pessoas até mesmo desconhecidas. Tudo isso sendo conduzido com muita animação e alegria de forma gratuita no retiro de carnaval, o Renascer.
Através dos serviços, especialmente feito pelos jovens, que colocam a disposição o seu tempo e as suas habilidades. Seja na limpeza ou na livraria, como a Ingrid Ferreira, 30 anos e paulista, que pela primeira vez já pode observar feedback positivo ao dizer: “O servir é sair de si. Me ajuda na evangelização, porque consigo chegar até o outro”.
A Wanessa Caetano, de 27 anos e estudante de psicopedagogia, participa pela quinta vez no evento e mesmo assim cada ano lhe garante uma nova vivência. Ela ajuda voluntariamente rezando pelas pessoas e acrescenta: “A experiência de tocar no outro pela minha vida é ter a própria vida transformada”.
Cada um com seus pequenos serviços contribui para o acontecimento do retiro e ao observar conta-se com 200 pessoas trabalhando juntas gratuitamente! Assim junto a toda alegria, juventude e felicidade torna-se mais ainda gratificante se dispor ao próximo como conta o Victor Hugo, professor de dança com 18 anos, ao dizer que: “O serviço é como dar aula, você aprende mais do que fazendo. E o maior retorno que posso ter é o sorriso do próximo para mim”.
E assim, é possível ser plenamente feliz aproveitando esse Carnaval de uma forma diferente, mudando a programação convencional para uma experiência nova e surpreendente que não depende da simples folia para ser inesquecível!
Por Nicole Fernandes