Na dimensão da vida cristã existem muitas maneiras de agradecer a Deus, de louvá-lo, de exaltá-lo por suas maravilhas. A Deus cabe todo louvor das suas criaturas. A Ele damos o nosso louvor de ação de graças.
Pela Liturgia Católica fazemos a experiência que é louvando o Senhor que se agradece. No próprio hino de ação de graças, o “Te Deum loudamus”, não aparece nem uma só vez a palavra agradecer. Agradecer no sentido bíblico e litúrgico significa dá ao Senhor um louvor verdadeiro que exalte suas maravilhas. No canto do Benedictus (cf. Lc 1,46 ss.), Maria faz o seu louvor de gratidão a Deus de forma incomparável: “Minha alma engrandece o Senhor, meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu salvador (…), porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome”.
Portanto, agradecer é reconhecer quem Deus é e quem somos nós. Daí brota a oração perfeita, a gratidão que transborda no verdadeiro louvor. O Jubileu cristão (Tempo favorável de graça, de misericórdia e dos favores de Deus) é também o tempo no qual se celebra solenemente as maravilhas do Senhor (Mirabilia Dei). É a atitude de agradecer a Deus por meio do louvor.
É nesse sentido e nessa alegria que celebramos o jubileu dos 25 anos da Comunidade Católica Shalom. Mais do que nunca rezamos com Nossa Senhora: “O Todo-Poderoso fez em nós maravilhas!” O jubileu shalom é um solene louvor de gratidão a Deus por aquilo que Ele é nas nossas vidas. “O louvor é a forma de oração que reconhece o mais imediatamente possível que Deus é Deus! Canta-o pelo que Ele mesmo é, dá-lhe glória, mais do que pelo que Ele faz, por aquilo que Ele é”. (CIC 2639).
Passados 25 anos testemunhamos o que Deus fez em nós e o que é nas nossas vidas. Anunciamos seus feitos, é verdade, mas acima de tudo “o que ouvimos e vimos com nossos olhos, o que contemplamos, o que tocamos com nossas mãos a respeito do Verbo da vida” (I Jô 1,1)
O jubileu dos 25 anos da Comunidade Católica Shalom é uma solene ação de graças, um louvor de gratidão a Deus por Ele mesmo e por suas maravilhas. No ano em que fomos aprovados canonicamente pela Mãe Igreja e reconhecidos como Associação Privada Internacional de Fiéis, elevamos a Deus, com Maria, o nosso louvor de gratidão. Esta é uma ocasião de um tempo favorável; é agora o dia da salvação (cf II Cor 6,2).
Com o nosso fundador, Moysés Azevedo, queremos viver e assumir essa solene ação de graças como também um tempo de missão que nos requer gratidão, alegria e responsabilidade. Somos felizes por sermos shalom. Feliz Jubileu Shalom!
Antônio Marcos Ferreira de Aquino
Consagrado da Comunidade Vida Shalom