Após dias de imersão e atividades na arquidiocese de Braga, no norte de Portugal, mais de 200 peregrinos SH partem para Lisboa para o encontro com o Papa Francisco, na JMJ Lisboa 2023. Os jovens da comunidade foram distribuídos por paróquias e participaram de programações com missas, jogos e peregrinações para Santuários na cidade.
| Leia também: Confira a programação do Peregrino Sh na JMJ Lisboa 2023
Como parte da experiência de imersão na cultura portuguesa, as paróquias e as famílias organizaram as refeições dos peregrinos com pratos típicos, como bifanas – sanduíche com carne de porco apimentada -, caldo verde e pastéis de nata. Para a missionária da comunidade de vida Juliana Camilo, a acolhida da família portuguesa foi uma experiência com a providência de Deus.
“Éramos em quatro nacionalidades na casa e a nossa anfitriã praticamente cedeu a casa para nós, fomos cuidadas como filhas, do conforto até o afeto.”, conta Juliana, “Não esperava ficar na casa de família, mas a providência de Deus me deu essa experiência de entender mais do povo português, desde até o que eu não precisava, tudo foi dado para nós”.
A experiência na Arquidiocese foi essencial para manifestar a alegria e a identidade do jovem shalom. Bertrand Wadi, assessor jovem, relata que o grupo de peregrinos SH deixa Braga na certeza de que deixaram a marca deles em Braga.
“Deixamos uma marca no coração do povo através do sorriso dos jovens, da alegria que jovens manifestaram por onde passavam, carregando a cruz e atravessaram assim o centro da cidade”, detalha Wadi, “Deixamos, também, uma marca bastante positiva com a igreja local e o clero”.
Contagem regressiva para Lisboa
O primeiro compromisso do peregrino SH em Lisboa é a retirada dos kits nos alojamentos, disponível a partir do dia 31. A programação começa apenas na terça-feira (1), com a missa de abertura no Parque Eduardo VII.
Ainda que a presença da juventude em Braga foi significativa, com peregrinos da Itália, Suíça, Nazaré, Argentina, Angola, Bolívia, Estados Unidos, entre outros, a expectativa é que tudo isso dobre em Lisboa. Durante a programação da JMJ, a comunidade vai animar cinco catequeses e promoverá o festival Hallelluya, durante o Festival da Juventude.
“Temos bastante que irão somente para servir, que sacrificaram vários momentos dos atos centrais para poder ajudar no Hallelluya, para poder ajudar nas catequeses”, relata Bertrand, “tem sido muito bom a confiança também que a igreja tem nos dado, confiando nos nossos jovens”.
A JMJ Lisboa 2023 acontece nos dias 1 a 6 de agosto, com a presença do Papa Francisco a partir do segundo dia de evento. Além dos atos centrais, o evento conta com catequeses, shows, teatros e uma feira vocacional.
Serviço
Shalom na JMJ 2023
Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações:
Simão/ Assessoria Jovem: +55 85 8114-6942
Email: jmj@comshalom.org
@juventudesh_