A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo. No Estudo Bíblico de hoje, vamos rezar com o Evangelho da Festa da Cátedra de São Pedro (Mt 16, 13-19).
“A Cátedra de Pedro simboliza a autoridade do Bispo de Roma, chamado a desenvolver um peculiar serviço para todo o Povo de Deus. Rapidamente depois do martírio dos santos Pedro e Paulo, à Igreja de Roma é, de fato, reconhecido o papel primordial em toda comunidade católica, papel atestado já no II século por Santo Inácio de Antioquia (Aos Romanos, Pref.: Funk, I, 252) e por Santo Irineu de Leão (Contra as heresias III, 3, 2-3). Este singular e específico ministério do Bispo de Roma foi reforçado pelo Concílio Vaticano II. «Na comunhão eclesiástica, – lemos na Constituição dogmática sobre a Igreja – existem legitimamente as Igrejas particulares, que gozam de próprias tradições, permanecendo íntegra a primazia da Cátedra de Pedro, a qual preside a comunhão universal da caridade (cf. S. Inácio Ant., Ad Rom., Pref.), tutela a variedade legítima, e junto vigia afim de que o que é particular, não só não fira a unidade, mas a sirva» (Lumen gentium, 13)” (BENTO XVI).
Vamos rezar juntos
Após fazer o sinal da cruz, reze a seguinte oração:
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.
Primeiro passo – Leitura Mt 16, 13-19
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então, Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Celebrar a Cátedra de São Pedro é reconhecer que nas Palavras de Cristo emana toda força de verdade da autoridade papal na Igreja: “tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. Reconhecer Cristo como Messias requer uma graça de Deus, que a nós cabe professar essa fé como Pedro, que principiou essa verdade de fé que nós devemos reafirmar.
O que mais você percebe com a mensagem deste texto? Anote no seu caderno de oração.
Segundo passo – Meditação
O que Jesus é para nossas vidas hoje? Sou capaz de reconhecê-lo como Messias, ou não consigo ter um olhar de fé diante desse questionamento? O que devo fazer para restaurar a minha fé? Quando e em que circunstâncias eu fraquejo na minha fé? Confronte a mensagem deste texto com a sua vida, o que você percebe? O que o texto diz para você de forma pessoal?
Terceiro passo – Oração
Meu Deus de amor, sei que és o Messias, mas ainda é dificultoso para mim professar essa fé quando vem as dificuldades. Dá-me Senhor a graça para perceber o Teu Senhorio em meio às minhas dificuldades, resistências e fraquezas…
Prossiga com uma oração feita por você, diante do que você percebeu em sua vida. Se desejar, pode anotar no seu caderno.
Quarto passo – Contemplação
Senhor, creio que és o Messias, meu mestre e salvador, que cuida de mim e luta em meu favor. Reconheço-Te como meu único e verdadeiro Deus. A ti pertence a minha adoração e louvor. Por isso, quero Te agradecer por tudo que realiza em mim, pela graça depositada na minha vida pelos teus feitos de amor. A ti minha vida, minha oferta, e o meu coração.
Diante de tudo aquilo que Deus direcionou você, ponha-se diante dEle e deixe-se por Ele ser guiado para este momento, se Ele quer que você silencie, ou louve, ou medite, faça. Esteja à sua disposição.
Após o momento de contemplação, anote no seu caderno o que mais chamou a sua atenção, o que ficou mais forte, o que mais marcou e transformou você.
Quinto passo – Ação
A partir daquilo que você experimentou de Deus, escreve no seu caderno um ação para ser realizada ainda hoje ou pelo menos nesta semana.
Finalize a Lectio Divina entregando tudo o que você viveu nas mãos de Nossa Senhora para que ela interceda.