Sem Categoria

Lectio Divina: Vocação e missão

As Escrituras, a Palavra de Deus, o Verbo Encarnado. Palavra que não é só palavra, mas que é vida, é movimento que gera vida, que impulsiona, essa é a Palavra de Deus. Assim, “desconhecer a Escritura é desconhecer a Cristo”, como nos fala São Jerônimo e como nos lembra Daniela.

comshalom

Meu nome é Daniela, sou consagrada da Comunidade Shalom como Comunidade de Aliança e me pediram para descrever minha experiência com a Palavra de Deus… bom, tentarei. 

Quando criança, pensava ser a Bíblia um grande livro, uma grande história, coisa de criança, mas depois de adulta percebi que a Bíblia é sim um grande livro, mas que não é apenas a história, é a vida, é a minha vida, é o que move, movimenta, que santifica, que direciona a minha vida. 

Na Comunidade Shalom, nós somos em tudo orientados pela Palavra de Deus. Não discernimos nada, não tomamos decisão alguma sem ouvirmos a confirmação de Deus, se é ou não vontade dEle, se é o tempo dEle ou não. 

Eu já tive grandes experiências com a palavra de Deus, mas uma é muito cara pra mim, muito especial, que gera grande alegria, muita gratidão. Quando eu trilhava o caminho de retorno para Comunidade – isso mesmo, eu era da Comunidade, saí e retornei -, e quando eu trilhava esse caminho, no vocacional, fui fazer meu retiro pessoal para escrever minha carta, e eu perguntava a Deus se aquela era a decisão certa a ser tomada, se era vontade dEle que voltasse, e o Senhor me fazia lembrar da palavra que Ele deu quando eu pedi o primeiro ingresso: Romanos 11,28-30. Naquela hora, diante do Senhor, Ele mesmo dizia que é isso, esse é o caminho, pedir o ingresso, esse é o chamado dEle para mim. Acolhi, escrevi minha carta e aqui estou, hoje consagrada. Desde então posso ver, e sentir, o quanto sou amparada pela Palavra, o quanto eu cresço ao rezar, ouvir a voz de Deus por meio da Sua palavra.

Lectio Divina, vocação e pastoreio

Na Comunidade somos chamados a termos duas horas de oração diária: uma hora de oração pessoal e uma hora de estudo bíblico, a Lectio Divina, que é uma leitura orante da palavra.  A Lectio Divina é dividida em cinco passos: a leitura, meditação, oração, contemplação e ação. Muitas vezes lemos a palavra querendo entendê-la com o nosso entendimento humano, intelectual, e é importante, claro, mas sobretudo precisamos ler a palavra com o nosso coração, com o olhar da fé, trazendo-a para dentro de nós. É importante sempre pedirmos, suplicarmos o auxílio do Espírito Santo, pedir que Ele venha nos auxiliar, venha nos dar o verdadeiro entendimento, aquele que o próprio Deus quer nos dar.

No inicio é bem desafiante, queremos respostas, queremos entender tudo rápido, com clareza, mas nem sempre será assim, é preciso dedicação, paciência, é preciso adquirirmos o hábito da leitura, o hábito da oração e do estudo da palavra. E não devemos nos espantar se esse entendimento, não vier no dia do nosso estudo bíblico, ou na mesma hora. Por vezes o Senhor só irá nos mostrar bem lá na frente, mas esse é o segredo: não desistir, e insistir, perseverar, somente assim será possível crescer, só insistindo, querendo, desejando.  

Quando rezamos falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco.

(São Jerônimo)

Com essa frase compreendo que este é o caminho para ouvirmos de Deus a Sua vontade sobre nós, para nós. Sua palavra. Vejo também, no meu ministério, no pastoreio, toda ação de Deus na vida dos pastores, dos grupos de oração e, de maneira especial, na vida das ovelhas. Elas também são conduzidas pela Palavra de Deus dita a nós, pois somos nós, os pastores, que levamos cada uma a essa experiência de conhecer a palavra, de se deixar conduzir por ela. Seja num breve momento de oração para iniciarmos as reuniões do ministério, ou o grupo de oração, seja na preparação da formação, ou no acompanhamento, em tudo devemos buscar auxilio, suporte na palavra de Deus, que é o próprio Verbo Encarnado, o Cristo. 

Nesses anos de Comunidade percebo o crescimento espiritual que tenho vivido por meio da Palavra, a minha vida de intimidade com Deus, a minha amizade com Ele tem se tornado mais sólida, mas profunda. Somos chamados a sermos amigos de Deus, somos chamados a sermos conduzidos pelo Senhor por meio da Sua palavra.

Que a Santíssima Virgem Maria interceda por você!

Daniela Mariani 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.