A casa de retiro The Valley of The Mother of God e os missionários da Comunidade Católica Shalom em Toronto acolheram jovens de diversas etnias e origens num mundo aquecido pela presença do Espírito Santo. A beleza pacífica do centro e a presença de irmãos e irmãs que procuravam aprofundar a sua experiência com Deus sugeriam que eles estavam prestes a sair da sua vida quotidiana normal para algo maior do que a maioria deles teria esperado.
“Eu estava pensando que o Level Up seria apenas mais um retiro, mas era algo totalmente novo que Deus queria me dar, onde voltei a sentir Sua presença em minha vida depois de estar um pouco longe dEle e com minha fé muito baixa.” – Eduardo
Como preparação para os momentos de oração e adoração o retiro contou com algumas pregações incríveis de membros da Comunidade:
- Amor de Deus: os participantes aprenderam que somos preciosos para Deus, o criador de tudo, que o amor de Deus vem sem condições, basta desejá-lo. Seu amor é eterno, atemporal, por isso não está vinculado ao passado, presente ou futuro: ele pode nos curar, não importa quando fomos feridos, e nos proteger, não importa quão sombrio o futuro pareça. E mais: que nada pode nos separar do amor de Deus.
- Pecado e Salvação: a segunda pregação foi sobre como pecar é afastar-se de Deus. Deus nos tornou livres para amá-lo, e seu amor é incondicional, mas também somos livres para pecar. Mas não tema! Não estamos condenados: há salvação, seu amor por nós é gratuito e eterno, Ele quer que vivamos Seu plano para nós, que nos afastemos do pecado, que nos arrependamos depois de nossas quedas.
- O senhorio de Jesus: a última pregação do dia explicou que o amor de Deus é uma pessoa: Jesus, enviado para a nossa salvação. Ele quer nos pegar pela mão e nos salvar das muitas armadilhas deste mundo, que lhe entreguemos totalmente nosso coração e renunciemos ao que não é dele.
À tarde, os participantes desfrutaram de jogos divertidos e intensos ao ar livre, indo desde clássicos como balões de água até uma versão modificada de um jogo vietnamita chamado “Roube o Morango” e um pouco de futebol.
Depois de aprenderem, criarem laços e desfrutarem da natureza, os participantes reuniram-se para a adoração eucarística. Foi um momento intenso de cura e proximidade com Deus.
E então o dia terminou com uma festa de salsa e uma fogueira com marshmallows; um momento de diversão, união e muitas risadas:
Domingo, último dia do retiro, começou cedo com missa na igreja de São Timóteo, na bela cidade de Orangeville. E à medida que o retiro chegava ao fim, alguns dos participantes estavam se perguntando como voltar ao “mundo real”, mas manter aquele sentimento de proximidade com Deus que sentiram durante o retiro. A última pregação ensinou-lhes que os apóstolos tinham uma questão bastante semelhante no seu tempo:
“Senhor, não sabemos para onde você está indo, então como podemos saber o caminho?” – João 14-5
E lembrou-lhes destas palavras de Jesus:
“Eu pedirei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre” – João 14-16
Eles aprenderam que mesmo que não saibam exatamente como agir quando voltarem para o mundo que deixaram na sexta-feira, o Espírito Santo quer estar em nossas vidas agora. O Espírito Santo nos fará ir de onde estamos para onde deveríamos estar e nos dará força para seguir em frente! O papel do Espírito Santo é santificar-nos, e ser santo é ser como Jesus: falar como Jesus, ver o mundo como Jesus.
Após esses lindos ensinamentos os participantes oraram mais uma vez, para sentirem o Espírito Santo agindo entre eles, para deixarem o conhecimento se tornar experiência.
Daniel, um dos participantes, compartilhou sobre sua experiência:
“Há duas semanas eu nem sabia que viria, acho que este foi um momento realmente especial para mim. Eu sei que Deus me disse para vir. Tudo se conecta! E posso ver um Daniel diferente, conheci muitas pessoas legais, mas também sei que cresci como pessoa e especialmente na minha fé. Foi realmente um momento especial.”
Ao final do retiro os participantes voltaram para casa sentindo-se renovados, fortalecidos na fé e carregando as lembranças e amizades feitas em um final de semana tão abençoado.