Notícias

Level Up 2024: uma experiência surpreendente e transformadora.

comshalom

A casa de retiro The Valley of The Mother of God e os missionários da Comunidade Católica Shalom em Toronto acolheram jovens de diversas etnias e origens num mundo aquecido pela presença do Espírito Santo.  A beleza pacífica do centro e a presença de irmãos e irmãs que procuravam aprofundar a sua experiência com Deus sugeriam que eles estavam prestes a sair da sua vida quotidiana normal para algo maior do que a maioria deles teria esperado.

Eu estava pensando que o Level Up seria apenas mais um retiro, mas era algo totalmente novo que Deus queria me dar, onde voltei a sentir Sua presença em minha vida depois de estar um pouco longe dEle e com minha fé muito baixa. – Eduardo

Eduardo durante os jogos

Como preparação para os momentos de oração e adoração o retiro contou com algumas pregações incríveis de membros da Comunidade:

  • Amor de Deus: os participantes aprenderam que somos preciosos para Deus, o criador de tudo, que o amor de Deus vem sem condições, basta desejá-lo. Seu amor é eterno, atemporal, por isso não está vinculado ao passado, presente ou futuro: ele pode nos curar, não importa quando fomos feridos, e nos proteger, não importa quão sombrio o futuro pareça. E mais: que nada pode nos separar do amor de Deus.
  • Pecado e Salvação: a segunda pregação foi sobre como pecar é afastar-se de Deus. Deus nos tornou livres para amá-lo, e seu amor é incondicional, mas também somos livres para pecar. Mas não tema! Não estamos condenados: há salvação, seu amor por nós é gratuito e eterno, Ele quer que vivamos Seu plano para nós, que nos afastemos do pecado, que nos arrependamos depois de nossas quedas.
  • O senhorio de Jesus: a última pregação do dia explicou que o amor de Deus é uma pessoa: Jesus, enviado para a nossa salvação. Ele quer nos pegar pela mão e nos salvar das muitas armadilhas deste mundo, que lhe entreguemos totalmente nosso coração e renunciemos ao que não é dele.

À tarde, os participantes desfrutaram de jogos divertidos e intensos ao ar livre, indo desde clássicos como balões de água até uma versão modificada de um jogo vietnamita chamado “Roube o Morango” e um pouco de futebol.

 

Depois de aprenderem, criarem laços e desfrutarem da natureza, os participantes reuniram-se para a adoração eucarística. Foi um momento intenso de cura e proximidade com Deus.

E então o dia terminou com uma festa de salsa e uma fogueira com marshmallows; um momento de diversão, união e muitas risadas:

Domingo, último dia do retiro, começou cedo com missa na igreja de São Timóteo, na bela cidade de Orangeville. E à medida que o retiro chegava ao fim, alguns dos participantes estavam se perguntando como voltar ao “mundo real”, mas manter aquele sentimento de proximidade com Deus que sentiram durante o retiro. A última pregação ensinou-lhes que os apóstolos tinham uma questão bastante semelhante no seu tempo:

“Senhor, não sabemos para onde você está indo, então como podemos saber o caminho?” – João 14-5

E lembrou-lhes destas palavras de Jesus:
“Eu pedirei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre” – João 14-16

Eles aprenderam que mesmo que não saibam exatamente como agir quando voltarem para o mundo que deixaram na sexta-feira, o Espírito Santo quer estar em nossas vidas agora. O Espírito Santo nos fará ir de onde estamos para onde deveríamos estar e nos dará força para seguir em frente! O papel do Espírito Santo é santificar-nos, e ser santo é ser como Jesus: falar como Jesus, ver o mundo como Jesus.

Após esses lindos ensinamentos os participantes oraram mais uma vez, para sentirem o Espírito Santo agindo entre eles, para deixarem o conhecimento se tornar experiência.

Daniel, um dos participantes, compartilhou sobre sua experiência:
“Há duas semanas eu nem sabia que viria, acho que este foi um momento realmente especial para mim. Eu sei que Deus me disse para vir. Tudo se conecta! E posso ver um Daniel diferente, conheci muitas pessoas legais, mas também sei que cresci como pessoa e especialmente na minha fé. Foi realmente um momento especial.”

Daniel em sua primeira experiência em um Seminário de Vida no Espírito Santo

 

Ao final do retiro os participantes voltaram para casa sentindo-se renovados, fortalecidos na fé e carregando as lembranças e amizades feitas em um final de semana tão abençoado.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.