Formação

Lições com São Francisco de Assis, um profeta da perfeita alegria

Ao olharmos para vida do jovem Francisco, percebemos que ele tinha em mente que a Graça não deseja ser louvada e o vício não pode suportar ser desprezado. Que a sua mente aquietava-se e repousava na humildade.

comshalom

Hoje, junto com a Igreja, toda a Obra Shalom faz memória de um grande Santo, São Francisco de Assis. Ele foi o fundador da belíssima e frutuosa Ordem dos Frades Menores (Franciscanos).  Como Obra Shalom, temos também a graça de ter esse grande profeta da perfeita alegria como um dos nossos baluartes.

Esse pobrezinho, piedoso apelido que ele mesmo se deu, nasceu em 1182, na Itália, e morreu em odor de santidade no ano de 1226. Era filho de um rico comerciante, mas deixou tudo por amor, fazendo votos de pobreza e minoridade, encontrando aí sua missão pessoal e via singular de santidade.  Dedicou sua vida aos pobres, ou como gostava de dizer, aos mais pobres dos pobres. Foi canonizado pelo papa Gregório IX, tendo-se passado apenas dois anos de sua morte.  

Uma alegria plena que não passa 

O pobrezinho de Assis certa vez viajava com Frei Leão, um de seus queridos frades, de Perusa para Santa Maria dos Anjos. O clima era de um inverno rigoroso. O freizinho, então atormentado pelo fortíssimo frio e pela fome, fez um pedido a Francisco: “Pai, peço-te, da parte de Deus, que me digas onde está a perfeita alegria.” São Francisco, então, deu-lhe uma surpreendente resposta: “Quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos, inteiramente molhados pela chuva e transidos de frio, cheios de lama e aflitos de fome, e batermos à porta do convento, e o porteiro chegar irritado e disser: ‘Quem são vocês?’ E nós dissermos: ‘Somos dois dos vossos irmãos’, e ele responder: ‘Não dizem a verdade; são dois vagabundos que andam enganando o mundo e roubando as esmolas dos pobres; fora daqui!’ E não nos abrir e deixar-nos desprotegidos ao tempo, à neve e à chuva, com frio e fome até à noite, então, se suportarmos tal injúria e tal crueldade, tantos maus tratos, sem nos perturbar e sem murmurar contra ele (…) escreve que nisso está a perfeita alegria. E se ainda, constrangidos pela fome e pelo frio e pela noite insistirmos e chamarmos, pedirmos inclusive pelo amor de Deus e com muitas lágrimas para que nos abra a porta e nos deixe entrar, e se ele ainda mais irritado disser: ‘Vagabundos, inoportunos, darei a vocês o que vocês merecem.’ E sair com um bastão nodoso e nos agarrar pelo capuz e nos atirar ao chão e nos arrastar pela neve e nos bater com o pau de nó em nó, se nós suportarmos todas estas coisas pacientemente e com alegria, pensando nos sofrimentos de Cristo bendito, às quais devemos suportar por seu amor, ó irmão Leão, escreve que aí e nisso está a perfeita alegria, e ouve, pois, a conclusão, irmão Leão. Acima de todas as graças e de todos os dons do Espírito Santo, os quais Cristo concede aos amigos, está o de vencer-se a si mesmo, e, voluntariamente, pelo amor, suportar trabalhos, injúrias, opróbrios e desprezos.”

Ali São Francisco, assim como Santa Teresinha e tantos outros santos, já dava uma lição ao seu querido irmão, sobre algo que grandes pensadores de ciências humanas modernas, entre eles Victor Frankl, descobriram: “Quem tem um ‘porquê viver’, encontra mais facilmente um ‘como viver’”. A união com Cristo e Sua Paixão era o sentido mais profundo da alma e coração do pobrezinho de Assis.  

Que Deus nos abençoe, para que também nós, com um coração pobre como o de Francisco, sejamos mergulhados nessa alegria que não passa. 

São Francisco de Assis, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.