Estava aqui pensando na letra de uma música retrô, mas ainda muito tocada e cantada, animadamente pelos foliões em ritmo de frevo nas ruas da cidade, principalmente durante os chamados bailinhos de pré-carnaval.
“Ei, você aí /Me dá um dinheiro aí /Me dá um dinheiro aí/Não vai dar/Não vai dar não /Você vai ver a grande confusão”… diz os versos da marchinha.
Imagino quantos carnavalescos estão nesta confusão. A galera exagerou, gastou e dançou fantasiado nos bloquinhos e hoje, neste exato momento, mais que desesperadas estão querendo um dinheirinho extra, para viajar com os amigos, brincar com o rei Momo e…
“Beber, beber até cair/Me dá, me dá, me dá/Oi, me dá um dinheiro aí” , “pelamor” de Deus!
Às vésperas da “festa da carne” e você aí, se sentindo caído, não num bloco de confetes e serpentinas, mas numa cilada. E cada vez mais distante, quase dando um tchau para o trio elétrico, lamenta indignado:
-Mas o que é isso?, como o carnaval me cai justamente no fim do mês? A culpa é desse calendário, do chefe ou da firma…? Menos sua, né?
Totalmente liso e asilado, com as mãos na cabeça e estendidas, começa a pedir grana emprestada aos pierrots e colombinas que se programaram com muita antecedência, afinal o tão sonhado salário, caro folião, só vai cair bonitinho, lindo e maravilhoso na sua conta depois do bendito feriado.
Minha amiga e meu amigo carnavalesco, calma muita calma nessa hora. A máscara caiu…
Que tal parar um pouco de pular e pensar? Em vez de ficar angustiado pedindo um dieirinho aqui e ali, por que não trocar esses empréstimos e dividas sem futuro (pois toda a grana será torrado em quatro dias intensos e cansativos de euforia) por um carnaval totalmente gratuito e solidário?
– Carnaval de graça? Sei… cara “me dá um dinheiro aí”, vá lá .
– Sim, gratuito, (0800). Uma oportunidade imperdível. Além de garantir os pagamentos dos boletos em dia, você conhece um carnaval diferente.
Esta nova experiência está no Renascer/Reviver um retiro de carnaval realizado pela Comunidade Católica Shalom em todo o Brasil. Local em que a alegria não acaba na quarta de cinzas, encontro de verdadeiros amigos, economia e o principal: brinca e faz a folia com o Rei Jesus, porque Ele é a nossa paz!
Tá sem grana? Saia do bloquinho do sofá e vem curtir com o nosso trio: Pai, Filho e Espírito Santo!
Confira locais em que o Renascer/Reviver acontece durante o Carnaval 2019