Os passos de Maria até o poço de Nazaré para buscar água foram a inspiração para que Dom Adelio Tomasin, Bispo emérito da Diocese de Quixadá (CE), contextualizasse o livro “Maria Vida”. A segunda obra de Dom Adelio publicada pelas Edições Shalom traz diversos ensinamentos adquiridos pelo prelado ao longo de sua caminhada espiritual. Durante sua formação, o religioso teve acesso a livros clássicos de Teologia e também de devoção mariana. As principais lições retiradas dessas obras ajudam a compor as páginas desse novo livro do Bispo.
“Gostaria que este pequeno livro servisse para nos ajudar a ver e sentir Maria perto de nós, inspirando-nos a viver como ela viveu”, partilha Dom Adelio. Inclusive, ele comenta que desejou trazer, em seu texto, Maria para uma realidade cotidiana, favorecendo a compreensão da Palavra de Deus. “Este critério pode ser confundido com a fantasia e a paixão, mas não se trata disso”, explica.
“Escrever que Maria ia à fonte de Nazaré buscar água é escrever algo que não está escrito na Palavra revelada, mas será que por esse motivo isto não seja verdade? Quem podia ir à fonte? José, deixando o seu trabalho? Jesus, criança? Ou ela, como faziam normalmente as outras mulheres de Nazaré? É fácil perceber que as mulheres normais e comuns iam à fonte pegar água. Maria era uma pessoa normal e comum, exceto por não ter a marca do pecado original e suas consequências morais e pelas graças divinas recebidas. Tendo presente esse esclarecimento, penso que esse pobre trabalho não encontre dificuldade de leitura e que possa suscitar sentimentos de amor àquela que tanto nos ama”, comenta.
Adquira o livro “Maria Vida”
Com 192 páginas, “Maria Vida” é um livro despretensioso e livre, um relato simples sobre sua vida. Simples, mas cheio de ternura e amor. Essa obra se torna uma leitura prazerosa e suscita ao leitor sentimentos de amor àquela que tanto nos ama. Para adquiri-lo, basta clicar no link.
Conheça Dom Adelio Tomasin
Dom Adelio Tomasin é Bispo Emérito da Diocese de Quixadá (CE). Italiano, naturalizado brasileiro, é membro da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Veio como missionário ao Brasil, após passar por Uruguai, Espanha, Inglaterra e Nigéria, sempre com especial atuação na formação humana e cristã, principalmente como promoção do soerguimento da dignidade dos mais necessitados, através da educação e formação profissional.
Ele foi Superior Geral dos Pobres Servos de 1972 a 1984. Como Bispo Diocesano de Quixadá, de 1988 a 2007, rendeu todas as suas energias na missão de “sucessor dos apóstolos”, dedicando-se, sobretudo, nas atividades pastorais e na formação do clero. É o idealizador e construtor do santuário dedicado à Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o mais importante centro de irradiação da fé mariana no Ceará.
Atua como professor dos cursos de Filosofia e Teologia da UniCatólica de Quixadá, fundada por ele em 2004. É diretor-geral da Faculdade FADAT. Dom Adelio já publicou, pelas Edições Shalom, “Meu coração procura alguém”, livro de orações pessoais inéditas, entre outras já conhecidas da tradição católica.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Leia também | Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, concede entrevista a Padre Antônio Furtado