O filme ‘Madre Teresa e Eu’ fez sua estreia especial em Nova York no dia 5 de setembro, coincidindo com o Dia Internacional da Caridade, uma data estabelecida pelas Nações Unidas para honrar o legado de Santa Teresa de Calcutá. A trama do filme segue Kavita, uma jovem que se depara com os desafios de uma gravidez inesperada e, após ser abandonada pelo seu parceiro, viaja desesperadamente de volta à Índia em busca de um aborto. É durante essa jornada que ela cruza o caminho de um zelador idoso, cujas histórias sobre os anos formativos de Madre Teresa, dedicados ao altruísmo nas ruas de Calcutá, servem de inspiração.
Previsto para estrear em 800 cinemas nos Estados Unidos da América (EUA) no dia 5 de outubro, o filme será lançado nas versões dubladas em hindi e inglês nas telas de cinema da Índia em 14 de outubro. O produtor executivo do filme, Thierry Cagianut, expressou a sua esperança de que a história inspirará pessoas em todo o mundo a seguir o exemplo de Madre Teresa, espalhando a bondade e tornando o mundo um lugar melhor por meio de atos mais altruístas, marcados pela caridade.
Cagianut também destacou a intenção dos cineastas de retratar um período da vida de Madre Teresa em que ela enfrentou desafios e passou por uma crise espiritual semelhante à de outros santos notáveis, como João da Cruz e Teresa de Ávila. Ele acredita que o filme proporcionará uma experiência transformadora semelhante à personagem Kavita, inspirando as pessoas a viverem com mais compaixão, consciência e generosidade.
Vale mencionar que o filme foi financiado integralmente por doações à recém-criada Fundação Zariya, uma abordagem que garantiu que todos os recursos fossem direcionados para auxiliar os necessitados, em vez de serem consumidos por despesas operacionais ou pela venda de ingressos. Dirigido por Kamal Musale e estrelado por Banita Sandhu, Jacqueline Fritschi-Cornaz e Deepti Naval, ‘Madre Teresa e Eu’ já conquistou o prestigioso “Prêmio de Melhor Filme” no Festival Internacional de Cinema Mirabile Dictu em Roma, superando mais de 2.000 inscrições.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Leia também | Papa Francisco vai lançar carta apostólica dedicada à Santa Teresinha este ano