Mundo

Mais de 30 países convidados para a Conferência pela paz na Síria: lista inclui o Brasil

comshalom
onu3
Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, representante especial conjunto para a Síria, Lakhdar Brahimi, e ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. Foto: ONU/Jean-Marc Ferreé

Mais de 30 países são convidados para a Genebra II, conferência que será realizada de 22 a 24 de janeiro na Suíça em busca de uma solução política para a paz na Síria. Os convites foram enviados nesta segunda-feira (6) pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A lista, que inclui o Brasil, foi definida pelos Estados Unidos, Rússia e pelo representante especial conjunto da ONU e da Liga dos Países Árabes para a Síria, Lakhdar Brahimi.

Um apelo foi feito à oposição síria para que nomeie uma delegação. Desde março de 2011, o número de mortos no conflito iniciado com um levante contra o presidente Bashar Al-Asad já superou os 100 mil.

O evento contará com todos os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia -, representantes da Liga dos Países Árabes, da União Europeia e da Organização para a Cooperação Islâmica, entre outros Estados.

Ainda não há consenso sobre a participação do Irã. O porta-voz do secretário-geral declarou que Ban é a favor da participação do país na conferência, mas os Estados organizadores do encontro ainda não chegaram a uma decisão.

Ban espera que haja um acordo até 13 de janeiro, quando deve haver um encontro entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. Para o secretário-geral da ONU, o apoio ativo de poderes regionais é “essencial” para que o objetivo final seja alcançado.

Ban declarou na segunda-feira que a conferência é uma “oportunidade única” para acabar com a violência e garantir que a paz possa ser restaurada de forma a satisfazer plenamente as aspirações sírias.

 

Fonte:ONU


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.