Mais de 30 países são convidados para a Genebra II, conferência que será realizada de 22 a 24 de janeiro na Suíça em busca de uma solução política para a paz na Síria. Os convites foram enviados nesta segunda-feira (6) pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A lista, que inclui o Brasil, foi definida pelos Estados Unidos, Rússia e pelo representante especial conjunto da ONU e da Liga dos Países Árabes para a Síria, Lakhdar Brahimi.
Um apelo foi feito à oposição síria para que nomeie uma delegação. Desde março de 2011, o número de mortos no conflito iniciado com um levante contra o presidente Bashar Al-Asad já superou os 100 mil.
O evento contará com todos os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia -, representantes da Liga dos Países Árabes, da União Europeia e da Organização para a Cooperação Islâmica, entre outros Estados.
Ainda não há consenso sobre a participação do Irã. O porta-voz do secretário-geral declarou que Ban é a favor da participação do país na conferência, mas os Estados organizadores do encontro ainda não chegaram a uma decisão.
Ban espera que haja um acordo até 13 de janeiro, quando deve haver um encontro entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. Para o secretário-geral da ONU, o apoio ativo de poderes regionais é “essencial” para que o objetivo final seja alcançado.
Ban declarou na segunda-feira que a conferência é uma “oportunidade única” para acabar com a violência e garantir que a paz possa ser restaurada de forma a satisfazer plenamente as aspirações sírias.
Fonte:ONU