A pregação do terceiro dia do Retiro de Semana Santa teve como tema “Permanecer na Esperança”. Glaucianne Kely discorreu pelo evangelho de São Lucas e ajudou a Comunidade a mergulhar na experiência de fé de Maria: ela creu, esperou e viu se realizarem os planos de Deus. Na noite do Sábado Santo, em que o mistério pascal se concretiza novamente em nossas vidas, a esperança da mãe de Deus é recobrada também em nós.
Maria é aquela que conservou em seu coração a promessa e não deixou que nada estragasse a vontade de Deus. Logo que recebeu a notícia, se dirigiu à casa de sua prima Isabel e se colocou a serviço.
“Quando Maria contempla o mistério do anúncio, ali ela recebe a visita de Deus e a promessa de que ela seria mãe de Deus: ali se inicia a sua peregrinação”, explicou Glaucianne.
A responsável pela evangelização da Missão Rio reforçou que os que permanecerem até o fim contemplarão a glória de Deus. Maria vive esse mistério. Maria também escuta de Isabel palavras confirmantes: “Feliz aquela que acreditou”.
É no anúncio que a nossa esperança é renovada, mas é na decisão diária por crer na fidelidade de Deus que verdadeiramente permanecemos.
Queremos apressadamente ver a graça
Alertou os irmãos de que muitas vezes a postura é de desejar ver a graça de Deus antes mesmo de nos decidirmos pela vontade Dele. Não queremos esperar para depois colher os frutos, mas queremos logo ver o novo de Deus diante dos olhos.
Permanecer na esperança é um desafio e só permanece quem encontra sentido na presença, na relação, no amor.
São João Evangelista é este exemplo também de permanência. Glaucianne refletiu também sobre a figura do discípulo amado, que reclinando a cabeça no peito de Jesus, nutriu dia após dia essa decisão de permanecer. João esteve ao lado de Jesus a todo tempo e, diante do Amado crucificado, ele decide permanecer com Maria.
“Se João permaneceu, foi porque escolheu ficar com Maria. Jovens, precisamos escolher ficar com Maria”, diz a coordenadora apostólica da Missão Rio.
Por fim, ela foi meditando sobre os planos do céu que são perfeitos para nós. Maria acreditou, esperou e viu se realizarem os sonhos de Deus. Qual espaço que estamos dando para os sonhos de Deus na nossa vida? Não tem como, sem ter intimidade com Ele. Maria acreditou e deu espaço. Neste Sábado Santo, com a esperança renovada, permaneçamos no amor de Deus, abrindo-nos aos sonhos do Senhor para nós e crendo que o Cristo que ressurge traz consigo o sentido e a luz de nossas vidas.
Que sábias palavras proferidas…Com Maria, nossa mãe e assim nossa mãe se orgulharia dessa filha que caminha junto a Deus.
Te amo mana❤️ Feliz por você!!! Shalom.