Formação

Maria e o mistério da encarnação

comshalom

A narrativa de São Lucas sobre a Anunciação de Maria (Lc 1,26-38)mostra como o cristão deve viver o mistério da Encarnação do Verbo deDeus. Mensagem sublime que o anjo Gabriel trouxe do céu a esta terra,dizendo à Virgem de Nazareth: “Eis que conceberás e darás à luz umfilho, a quem porás o nome de Jesus” (Lc 1,31). Ao dar o seu consentimento aos planos divinos Maria ensina a todos os cristãos comoencarnar em si a Palavra Eterna do Ser Supremo.

A docilidade de Maria à ação do Espírito Santo, ao poder doTodo-Poderoso, tornou possível que a Segunda Pessoa da Trindade Santa tomasse também a natureza humana. A todo batizado cumpre uma total submissão aos desígnios celestes. A sujeição mariana fez conhecer aomundo a Palavra que salva, fazendo resplandecer na História a graça e averdade. Em um momento de belíssima inspiração Santa Catarina de Sena exclamou: “Ó Maria, em ti o Verbo está escrito e dele temos a doutrinada vida.

Filho de Deus

És a tábua que nos propicia esta doutrina”. Idêntico é o pensamento deSão Sofrônio de Jerusalém que chama Maria o “Livro de Deus”, livro aberto de Cristo, Sabedoria Eterna, porque no seu seio virginal elapode contemplar e escutar o próprio Filho de Deus. Ela, com razão, éentão dita pela Igreja Mãe e Mestra da vida espiritual. Ela se revela como a palavra bíblica que, graças a seu sim generoso e obediente, fezcom que se desse esta katábase impressionante, ou seja, a descida deDeus a este mundo tornando a carne idêntica a todos os homens. Mostra, deste modo, como se deve receber tudo que o Pai revelou. Evangelho vivo, a Virgem Mãe é uma especialista em teologia: os mistérios daEncarnação redentora lhe foram entregues antes de todos os teólogos, fazendo-a intimamente unida a toda História da Salvação.

Ela faz parte da confissão de fé cristológica e ela deve serconsiderada na totalidade da Encarnação histórica do Senhor Jesus. Santo Inácio de Antioquia registrou uma fórmula antiga de fé que diz: “Cristo verdadeiramente nasce de uma Virgem … verdadeiramente foi pregado na Cruz … verdadeiramente sofreu, como verdadeiramenteressuscitou”. Tudo isto teve início por que Maria respondeu ao Mensageiro divino: “Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundoa tua palavra”(Lc 1,38).

Em comunhão com Maria e com sua gratuidade íntima que a tornou mãe de uma maneira extraordinária, a Igreja professa a Encarnação do Verbo e celebra os mistérios da salvação,anuncia a morte redentora do Senhor e proclama jubilosamente suavitória sobre a morte e fica esperando a vinda gloriosa do grandetriunfador Jesus Cristo no final dos tempos.

Maria, mãe do Verbo Encarnado

Em cada celebração, o que aconteceu com Maria na Anunciação ocorre oudeve se dar na assembleia reunida em nome de Jesus. Quem escuta o Verto Eterno de Deus na Liturgia da Palavra encarna em si mesmo o Verbo paracelebrar com o Senhor seu mistério sacramental. Desta maneira é que oCristo-Palavra se faz sacerdote e chama os fiéis se tornando luz parasuas inteligências e força para suas vontades na Eucaristia. No diálogo com o anjo a Virgem assumiu a maternidade divina de maneira responsável, deixando exemplo admirável.

Na conversa com Gabriel a Virgem não duvidou, mas ficou estupefata diante da grandeza daquele fato e perante uma novidade incompreensível de um anúncio maravilhoso. Isto mostra como todo cristão deve sempre invocar as luzes do Espírito Santo para bem saber o que é melhor para sua santificação e salvação, dando total adesão a Deus.

Ela patenteia como se deve assimilar a Palavra, isto é, assim como oorganismo humano converte em substância própria o alimento, do mesmo modo é preciso transformar a palavra divina em vida espiritual, borbulhante e irradiante, engendrando o Verbo de Deus no pensar e no agir. Sobretudo em cada Missa dominical é necessário que o fiel se pergunte: “Como encarnar em mim tudo que me veio através da liturgiadesta semana?” Para tanto se faz mister invocar então a proteçãopoderosa daquela que se intitulou a serva do Senhor. Se alguém achadifícil praticar os ensinamentos hauridos nas celebrações, se lembre das palavras do Anjo Gabriel: “Para Deus nada é impossível”.

Ainda que o Espírito Santo esteja a exigir uma correção dolorosa noscaminhos tortuosos por vezes trilhados, a Tesoureira das graças divinas, ajudará a uma revisão semanal de vida. O Concílio EcumênicoVaticano II colocou em evidência expressamente o papel de exemplaridade, desempenhado por Maria em relação à Igreja na missão apostólica, pois ela continua a sustentar a todos os cristãos no generoso empenho de encarnar em si a Palavra de Deus.

Con. Vidigal
Professor no Seminário de Mariana – MG

Onde está o Rei? Viemos adorá-lo

E visando essa grande oportunidade que o Senhor nos concede, a Comunidade Shalom preparou um grande retiro de aprofundamento e oração para o tempo do Advento, chamado “Onde está o Rei? Viemos adorá-lo”. Com esse itinerário, poderemos mergulhar mais profundamente nos mistérios da vida de Jesus e em Seu Evangelho, a fim de descobrir uma nova via de conversão e mudança de vida para cada um de nós. 

[Saiba mais na página especial de Advento 2022]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.