Notícias

“Maria é pequena porque se esvaziou por inteiro”: reflexão do Sábado Santo destaca presença forte de Nossa Senhora

comshalom

Reunidos na Catedral de Brasília, os presentes neste terceiro dia do Retiro de Semana Santa refletiram com o tema “A Toda Pequena e a esperança na Ressurreição”. A pregação da manhã foi ministrada por Stéfany Laura, que é Missionária da Comunidade de Aliança. A meditação partiu da profecia dada ao conselho geral no Retiro de Escuta de 2021, quando apresentava à Comunidade a visualização de Nossa Senhora ‘Toda Pequena'”. Todos os anos o Conselho Geral da Comunidade Católica Shalom reúne-se em retiro para ouvir o Senhor e assim discernir a sua vontade para a Comunidade e, por meio de inspirações proféticas, Deus instrui, santifica, direciona e alimenta os membros da Comunidade no caminho missionário. Em nosso site, um artigo sobre a “Toda Pequena”, esclarece a imagem:

“A imagem era a do Esposo Eucarístico saindo da capela da Diaconia (…) e formando atrás Dele uma grande procissão (…) Atrás de Jesus Eucarístico, Nossa Senhora toda pequena – continuamente essa imagem foi nos acompanhando durante o retiro de escuta -, com o seu manto cobrindo toda aquela procissão, todo aquele povo, uma multidão cheia de alegria e de júbilo.”

A partir desta imagem, Stéfany refletiu sobre as características da figura de Maria, que acompanha a Via-Sacra de seu filho, no silêncio, até a morte. “Para que sejamos humildes, precisamos passar pela humilhação. Nossa Senhora Toda Pequena também foi humilhada. Humilhou-se com seu filho. Permitiu esvaziar-se de si e unir-se ao seu filho, inclusive na humilhação. Quando os discípulos tinham o coração confuso e temeroso, Maria tinha um coração cheio de esperança: ela sabia que Jesus ressuscitaria!”, destacou ela.

A missionária levantou também alguns pontos sobre os passos de Maria no sábado santo. “Maria aos pés da cruz, permaneceu em silêncio. Não o silêncio de tristeza, mas sim da esperança e da fé. Do exercício da fé, de quem acreditou no seu Senhor desde o início. E ela nos conduz a este caminho de crer, acreditar que o Senhor cumprirá aquilo que prometeu. Esperar o Senhor!”, disse ela. 

Finalizando, Stéfany trouxe também aquilo que Maria e a Igreja esperam de seus filhos neste dia santo que precede a Ressurreição do Senhor. Segundo ela, “É preciso encolher para caber no manto de Nossa Senhora. É preciso diminuir-se, abaixar-se. Despojar-se daquilo que é excesso”, concluiu.

Após a pregação, houve um momento de Oração em que se reflete a descida do Senhor à Mansão dos Mortos, suplicando que também todo o povo de Deus, possa se libertar daquilo que os prende à morte espiritual.

Às 20h00, a Catedral vive o momento ápice do Tríduo Pascal, com a Missa do Fogo Novo, liturgia que celebra a Ressurreição de Cristo e sua vitória sobre o pecado e a morte. O ato litúrgico é presidido pelo arcebispo metropolitano de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa. 

O Retiro de Semana Santa será finalizado somente no domingo. Confira a programação do último dia:

Domingo

10h30 – Santa Missa da Páscoa do Senhor

12h00 – Intervalo

14h30 – Louvor

14h45 – Pregação: “A Exaltação do Filho de Deus” – Moysés Azevedo – Fundador da Comunidade Shalom (Por vídeoconferência)

16h30 – Intervalo

17h00 – Oração

17h15– Avisos e Encerramento

Por Caio Lima
*Em atualização

 
 
Serviço
Retiro de Semana Santa Shalom – 06/04 a 09/04
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – Esplanada dos Ministérios – lote 01
Entrada Gratuita
Informações à imprensa – clique aqui.

 


Siga Shalom Brasília


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.