Formação

Mas afinal, São Camilo era médico?

No dia 14 de julho, a Igreja celebra o fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos. O que você sabe sobre ele?

comshalom

O título de São Camilo é sempre o mais cotado para o nome de vários hospitais e clínicas, chegando a ser uma preferência e uma referência para os profissionais da saúde. Basta colocar o nome do santo na busca do Google e logo você encontra uma lista de opções em todo o Brasil ligando o seu título a algo relacionado a enfermagem, planos de saúde e até faculdades de medicina.

Mas por quê mesmo? Por acaso, São Camilo era médico?

Breve biografia

Camilo era filho único e sua mãe, de idade avançada, tinha quase 60 anos quando ele nasceu. O pai era militar e ausente de casa. Até aos 13 anos, sem escolaridade, teve uma educação religiosa aos moldes da mãe. Quando ela faleceu, o jovem rebelde foi morar com o pai, pulando de quartel em quartel, aprendendo com ele o vício cruel do jogo (e a fugir dos cobradores).

Contudo, o pai amava Camilo. Quando o filho completou quatorze anos, no intuito de ajudá-lo, colocou-o para trabalhar no exército como soldado. A essa altura, Camilo mal sabia ler, mas tinha um corpo atlético. Por isso, sobrava para ele os serviços braçais. Por falta de escolaridade, nunca saiu do posto de soldado.

O santo não tinha apenas o vício do jogo, que muitas vezes o levou a sarjetas na gangorra do ganhar ou perder. Tinha também um tumor na perna diagnosticado como incurável. Fazia inúmeros tratamentos nos hospitais da época, até chegar ao ponto de não ter mais como pagar o tratamento. Ofereceu-se então para trabalhar como servente e conseguiu trocar a sua força de trabalho pelos cuidados médicos, ajudando na construção de um mosteiro dos frades capuchinhos.

Conversão pessoal

Convertido aos 25 anos por meio de uma visão mística, foi transferido para um hospital de franciscanos. Camilo passa então a cuidar da sua ferida espiritual. Acolhe a missão de zelar pelos doentes terminais do hospital de forma gratuita. O seu trabalho voluntário começou a atrair outros jovens que se sentiam chamados, pelo exemplo e fama de Camilo a por amor a Deus, a amar o Cristo no enfermo. Assim nasceu a congregação dos camilianos.

São Camilo teve também o dom da cura pela oração, e muitos se converteram ao serem cuidados por ele. Outros tantos faleceram na graça de Deus, pois Camilo os levou ao arrependimento e à confissão.

E mesmo com vício do jogo, que o afundava cada vez mais nas dívidas, e com a sua doença na perna, Ele permitiu que Deus o resgatasse para Si, acolhendo a misericórdia divina e deixando o Cristo manifestar a Sua glória. Na verdade, o tumor em sua perna foi apenas um pretexto para que outros doentes também fossem alcançados por sua conversão específica em cuidar dos que eram mais esquecidos e rejeitados.

A atuação de Camilo foi tão marcante, com sua vocação específica pelos enfermos, bem como seu zelo pela administração hospitalar, que até hoje a sua congregação e o seu nome se fazem presentes na Igreja e nas instituições relacionadas à saúde.

Oração de São Camilo

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, a confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-os a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Que a Vossa proteção conforte os doentes e os seus familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém.

+ Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
São Camilo, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.