“Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias“, declarou o Beato Carlo Acutis. Com essa afirmação, o jovem italiano caracterizado por sua presença evangélica no ambiente digital, apontou nos anos 2000 um problema que é atual: a perda de autenticidade. Sobre isso, Papa Francisco comentou na Exortação Apostólica Christus Vivit:
“(Carlos)Via que muitos jovens, embora parecendo diferentes, na verdade acabam por ser iguais aos outros, correndo atrás do que os poderosos lhes impõem através dos mecanismos de consumo e aturdimento. Assim, não deixam brotar os dons que o Senhor lhes deu, não colocam à disposição deste mundo as capacidades tão pessoais e únicas que Deus semeou em cada um.”
No documento, o Santo Padre desmistifica a ideia generalizada que o período da juventude consiste somente na busca pelo transitório. Ele destaca que “é necessário desempenhar a finalidade que lhe cabe no curso da vida, deve ser um tempo de doação generosa, de oferta sincera, de sacrifícios que custam, mas tornam-nos fecundos”.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Ele ainda explica aos jovens que amadurecer compreende “conservar e alimentar as coisas mais preciosas que te oferece a juventude, mas ao mesmo tempo significa estar disponível para purificar o que não é bom e receber novos dons de Deus.
A seguir, acompanhe a história de dois jovens missionários da Comunidade Católica Shalom, que tendo aprofundado sua experiência com Deus, descobriram sua vontade e deram passos na área profissional e vocacional:
Antes de qualquer passo, ouvir a Voz de Deus
Daniel Maximiano, aos 19 anos, conseguiu ser aprovado com bolsa integral no curso de Administração após decidir ouvir a voz de Deus. Ele conta que, de fato, o seu sonho foi realizado, porque mesmo tendo desejado cursar Letras de início, abriu o coração ao que Deus pedia fez todo sentido. “Antes de me inscrever no PROUNI, comecei a novena a são José. No resultado da primeira chamada, não havia passado. Foi uma queda, mas continuei pedindo a Deus e a São José que me ajudassem a conseguir. Enfim, saiu a segunda chamada e havia sido pré-selecionado, levei toda a documentação e consegui a bolsa”.
“Ainda quando rezava Deus me dava a palavra do homem que constrói a sua casa sobre a rocha, vindo a enchente, ela não desaba. Deus me fazia compreender que a ação de construir a casa sobre a Rocha é justamente antes de cada passo dado na minha vida, ouvir a Sua voz“. Ele ainda afirma que não trilhou esse caminho só, mas contou com ajuda do seu acompanhador que foi fundamental. Para ele, durante esse tempo de discernimento, uma frase da missionária da Comunidade de Aliança, Enne Karol, lhe marcou:
“Eu posso dizer que não deixei tudo só para evangelizar, eu quis estudar mais para em tudo evangelizar”.
Reconhecer e amar a voz de Deus
Geovanna Torquato, aos 17 anos, também passou pelo período do vestibular e o grande desejo do seu coração era ser aprovada em Jornalismo na USP. Enquanto fazia cursinho também vivia o grupo de oração, que lhe auxiliava na vida de oração e onde conheceu o Lucas.
Eles se tornaram amigos, conta ela, e diz que: “Após muitas insistências, percebi que o Lucas gostaria que deixássemos de ser apenas amigos. Como a Comunidade oferece a opção da caminhada para os membros de grupo de oração, nós dissemos ‘sim’ a esse tempo de aprofundamento da amizade. Me lembro que no dia 19 de setembro, minha acompanhadora perguntou se gostaria de aprofundar a caminhada e, após ter dito no mês passado que precisava crescer em confiança para com o Lucas, eu disse ‘sim’. Dois dias depois, o Lucas apareceu com rosas no portão da minha casa e fez o pedido de namoro“.
Após três anos, ambos já membros da Comunidade – um oceano os separava, pois ela estava vivendo um intercâmbio em Portugal. Geovana relata que foi um tempo de purificação para que colhessem os frutos do hoje. “Quando nos reencontramos após cinco meses separados, com o discernimento do noivado já fechado, não sabia como o meu coração poderia ficar tão acelerado por uma simples pessoa. Hoje, eu e o Lucas estamos noivos – e eu terminando a faculdade. Recentemente, ele ingressou no discipulado e vejo, cada dia mais, nossas vidas mudando. Em resumo, nada do que nos submetemos foi em vão, porque os processos me ajudaram a reconhecer a voz de Deus e saber amá-la, custe o que custar“.
LEIA TAMBÉM | Projeto Juventude para Jesus celebrará 35 anos em 2024
Participe do Congresso de Jovens Shalom 2024
Em maio, o Projeto Juventude para Jesus irá completar 35 anos. O ápice da celebração no aniversário do PJJ acontecerá no Congresso de Jovens Shalom – Edição Internacional, no dias 11 a 13 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: comshalom.org/juventudesh.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
Congresso Internacional de Jovens Shalom (CJS)
Tema: “Os que esperam no Senhor, revigoram suas forças”
Data: 11 a 13 de outubro de 2024
Local: Fortaleza (CE)
Site oficial: comshalom.org/juventudesh
Valor do 2º lote: R$ 135,00