Me chamo Felipe, tenho 25 anos e faço parte da Obra na Missão de Curitiba. Moro com meus pais e com minha irmã mais nova. Sempre fomos católicos e íamos à Santa Missa todo final de semana, mas quando eu era criança eu nunca gostei muito de ir porque não via o sentido e o valor real dela, também nunca gostei muito da catequese.
Um vazio existencial
Eu sempre fui uma pessoa muito comunicativa, gostava de conversar, e estar com os outros, mas nem sempre isso era recíproco, e eu acabava me sentindo meio deixado de lado e por conta disso não tive muitos amigos na infância e adolescência. Na época eu não sabia, mas já sentia um vazio, que sentia era a ausência do amor de Deus, a ausência que só essa eternidade poderia preencher.
Em 2012, a minha irmã foi convidada para um retiro de um grupo de jovens da Renovação Carismática Católica da minha cidade e minha mãe perguntou se eu queria ir também. Eu disse que não, afinal de contas não gostava muito da Igreja e estava andando com pessoas que estavam me levando ao caminho contrário de Deus, com mentalidades mundanas. O engraçado foi que, quando fomos buscar a Brenda (minha irmã) eu encontrei alguns antigos colegas de escola, e quando vi os ônibus chegando e vários jovens descendo, cantando, e muito alegres, eu senti um arrependimento que eu não entendia, mas eu sabia que queria aquilo que eles tinham.
Alegre curiosidade
No final de semana seguinte eu estava participando do grupo sem entender nada, porque era mais uma partilha sobre como tinha sido o retiro, e ali mais ainda eu me sentia arrependido de não ter ido. Mais ainda Deus ia me atraindo por meio dessa curiosidade e dessa alegria dos jovens, até que fiz alguns amigos nesse grupo.
No dia 12 de outubro de 2013, tive a minha primeira experiência com o amor profundo de Deus. Com um o amor do Pai que me abraçava e preenchia todos os vazios que existiam em mim, toda a tristeza e toda a angústia se esvaíram e também neste mesmo dia eu recebi o batismo no Espírito Santo. Depois deste retiro a minha vida mudou totalmente, e ali Deus despertava o meu coração para a vida missionária, pois as pessoas que estavam à frente do retiro eram de uma comunidade nova.
Foi então que comecei a buscar a Deus incessantemente, fazer a vontade dele, praticar as virtudes e testemunhar. Em 2015 eu comecei a servir no ministério de música, e Nosso Senhor ali começava um trabalho intenso em mim, pois ele sempre falou comigo através da música. Naquele mesmo ano, eu tive o meu primeiro contato com a Comunidade: eu fui me confessar no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e quando eu estava lá rezando, eu vi uma mulher chorando.
Eu rezei por ela no meu interior e Deus me deu uma Palavra, que ele mesmo me pediu para proclamar. Eu fui, nós conversamos e ela disse que era postulante da Comunidade Católica Shalom, e perguntou se eu conhecia. Eu disse que sim, mas que só as músicas e então me convidou pra um Seminário de Vida que eu não fui (kkkkk), pois estava feliz servindo no grupo. Uma curiosidade: Desde que estou no Shalom, sempre servi na música. Sempre. E Deus sempre se utilizou deste serviço pra me santificar, me purificar e provar mais ainda do amor e do poder Dele.
Evangelização que deu frutos
Em 2016 meus amigos me convidaram para o Acamp’s e eu também não fui, mas em todo momento falavam algo relacionado à comunidade. Até que em 2017 eu comecei a fazer cursinho pré-vestibular com um rapaz que era vocacionado para a Comunidade. Foi engraçado, eu tinha ido à missa da catedral um dia e ele tentou me evangelizar e eu disse que já participava de um grupo de oração.
Porém naquele ano eu não estava satisfeito, aconteceram muitas mudanças e vários amigos meus acabaram saindo. Nós partilhamos sobre a nossa vivência e eu achava tudo muito diferente, até que aceitei o convite dele de ir para o acampamento. No final do ano eu terminei meu namoro e perguntava a Deus o que Ele queria de mim, pois queria descobrir a minha vocação.
Na mesma semana, por pura providência, apareceu no meu feed do Facebook o evento: Vocacional Aberto Shalom 2018. Na mesma hora, mandei mensagem para aquele rapaz (na época ainda vocacionado, hoje consagrado na CAL) perguntando sobre, e ele me explicou como era. Eu me inscrevi e fui, sozinho mesmo pois estava curioso.
Caminho vocacional Shalom
E assim, Deus foi me atraindo, o primeiro contato com os irmãos foi algo que me chamou muito a atenção, principalmente pela alegria e pela acolhida. Nos momentos de oração eu sentia a presença de Deus de uma maneira muito intensa e me sentia livre, como se de fato ali fosse a minha casa, mesmo que tivesse ido pela primeira vez. No mesmo dia, fiz o plantão vocacional e pedi para ingressar no vocacional.
Algumas semanas depois recebi uma ligação e era a secretária vocacional dizendo que eu tinha ingressado. O interessante é que eu sentia uma alegria e um medo ao mesmo tempo. Medo daquilo que eu teria que deixar, pois caminhava para a Comunidade de Vida. Tinha medo da minha família, da reação deles, mas nada foi suficiente para me fazer desistir. E assim eu segui, fiz dois anos de vocacional e em 2020 fui enviado em missão para Araraquara, interior de São Paulo onde mesmo na pandemia vivi fortes experiências da vida com Deus, da vida comunitária e apostólica.
Lá também fui compreendendo e provando ser família Shalom. Em 2021 eu fui enviado para o discipulado Porta do Céu no Eusébio (CE), onde fiquei seis meses e vivi fortíssimas experiências com Deus. Eu digo que o discipulado foi não apenas um, mas foi “O” divisor de águas na minha vida, pois lá eu aprendi o valor da oração, da vida de intimidade com Deus, e cada dia mais eu era preenchido por este amor infinito que eu tanto busquei nas pessoas.
Recomeçar
Eu retornei para Curitiba em setembro de 2021 e estou na Obra, pois em meu coração continua a arder pela missionariedade e apaixonado pelo Carisma, sinto que Deus tem algo a mais pra mim.
E hoje, no dia a dia, vou provando desta vida, vou provando da alegria de acordar 4h30 para rezar porque é o único horário que eu tenho, de estar na célula, nos eventos, me cansando e me gastando, pois por este amor, pela Pessoa de Jesus, tudo vale a pena.
Eu encontrei meu lugar aqui, sou muito feliz sendo Shalom ❤️
Felipe Pereira dos Santos
Missão Curitiba (PR)
Serviço:
Acamp’s South
Data: 26-29 de janeiro de 2023
Local: Governador Celso Ramos- SC
Inscrições: acampssouth.com
Mais informações: @acampssouth
O testemunho deste garoto me ensinou a nunca desistir de Deus ❤︎