Formação

“Medida que não se mede”, por Emmir Nogueira

comshalom

capela

É verdade que Deus sempre escuta nossas orações? É verdadeira a canção cuja letra diz que Deus sempre responde às nossas orações, dizendo algumas vezes “sim”, outras vezes “não” e outras “espere mais um pouco”?

O que a experiência nos ensina é que Deus, por vezes, demora, sim, a atender às nossas orações, mesmo quando a resposta dele será positiva! Isso sempre me “encucou” e a resposta que encontrava era que deveria aguardar o “tempo de Deus”, esperando e confiando até que chegasse o tempo propício.

Claro, essa leitura é bíblica e verdadeira. Entretanto, no próprio Evangelho, Jesus nos ensina, com a parábola da viúva importunadora, que é necessário pedir insistentemente, sem desistir, até que a graça seja alcançada. Os santos têm em sua vida vários exemplos dessa insistência atendida. Santa Mônica que o diga!

Em seu encontro com a mulher síria e com o cego que passou a enxergar homens como árvores, Jesus mesmo espera a insistência de ambos para atendê-los. Será que não poderia ter curado o cego de uma vez, sem passar pela etapa dos “homens que andam como árvores”? Seria concebível que quisesse humilhar a mulher sírio-fenícia ao compará-la aos cachorrinhos?

Encontrei a resposta em homilia do Pe. Antonio Furtado, por ocasião do Encontro Geral da Obra Shalom, na qual citou o seguinte pensamento de São Tomás de Aquino: “A oração de petição ocupa lugar muito importante na vida dos homens.

Ainda que o Senhor nos conceda muitos dons e benefícios sem os termos pedido, decidiu conceder-nos outras graças mediante nossa oração ou a oração daqueles que se encontram mais perto Dele. São Tomás ensina que nossa petição não tem por fim mudar a vontade divina, mas obter o que o Senhor já tinha determinado conceder-nos se lho pedíssemos.

Por isso é necessário pedir incansavelmente, pois não sabemos qual é a medida da oração que Deus espera que preenchamos para nos conceder o que nos quer conceder (…) São Tomás de Aquino explica que uma das causas pelas quais Jesus não respondeu imediatamente à cananeia foi porque Ele queria que os discípulos intercedessem por ela, para nos mostrar como é necessária a intercessão dos santos para alcançamos algumas coisas.”

Vamos por partes:

1.    A oração de petição (intercessão) ocupa lugar muito importante na vida dos homens.  Assusta-me encontrar alguém que faz parte do ministério de intercessão dizendo: “É … fui colocado ali porque não tenho mais como fazer muitas coisas …”, como se a intercessão fosse descartável, ou de segunda categoria, ou ainda para os fracos, doentes, incapazes. A razão para a intercessão ter importância central na vida dos homens é clara: Deus nos concede inúmeros benefícios sem que os tenhamos pedido, mas decidiu conceder-nos outros através de nossa oração de petição e da oração de intercessão dos irmãos. Espantoso o quanto o Senhor valoriza a petição de “dois ou mais”!
2.    Nossa petição não tem por fim mudar a vontade divina, mas obter o que o Senhor já tinha determinado conceder-nos pedíssemos a Ele! Veja bem: a importância da oração de petição, de intercessão, é tão imensa, que  Deus coloca uma condição para a graça nos ser concedida ainda que Sua vontade já se tenha determinado a no-la conceder!
3.    Eis porque é necessário pedir incansavelmente, pois não sabemos qual é a medida da oração que Deus espera que preenchamos para nos conceder o que nos quer conceder. Ocorre que é uma medida sem medida, uma vez que Deus e Suas graças são imensuráveis. Quanto do “nosso tempo” e de nossa insistente oração serão necessários para preencher essa medida? Só Deus sabe!

O que sabemos, pela Palavra e Magistério, é que é necessário pedir, pedir sempre, insistentemente, incansavelmente, com fé, com humildade, com perseverança, com esperança. Sabemos também que a petição em favor de outra pessoa tem valor inestimável – uma vez que à oração se soma a caridade – e que quanto mais pessoas aqui na terra e santos no céu rezando, melhor! A “medida” vai ser preenchida com mais “rapidez”.

Por vezes me vem o pensamento meio infantil de que o Senhor faz isso porque é O Humilde e não dispensa nossa colaboração, ainda que ínfima. Faz pensar a humildade de São João Maria Vianney, que mandava as pessoas para o altar de Santa Filomena, como se as graças fossem conseguidas pela intercessão dela e não da dele. Porém, isso não passa de um pensamento meio maluco que me faz pensar nos mistérios que cercam a oração de petição. Entristeço-me ao ver pessoas que, há anos, oram por seus queridos e, desanimadas, culpam-se achando que não foram atendidas por falta de fé, ou por orgulho quando pode ser simplesmente que ainda não tenham atingido a “medida sem medida”.

Outros, perguntam, confusos: “Mas será que Deus não quer a conversão dessa pessoa? Será que Deus não tem um jeito de atingir essa pessoa resistente?” Claro que Deus pode tudo e, claro – é verdade de fé atestada pelas Escrituras – que Deus não quer a morte do pecador, mas que ele viva! Jesus deu Sua vida para isso e não há ninguém em nenhum tempo que não seja alcançado por Seu amor. O que acontece é que, em Sua infinita sabedoria, o Senhor decidiu nos santificar através da oração de intercessão, prática importantíssima da caridade cristã.

Também quanto aos povos e países, também quanto ao Brasil, há uma medida a ser preenchida. É fundamental pedirmos insistentemente ao Senhor que, nas próximas eleições, o maior país católico do mundo continue a sê-lo não só oficialmente, mas também em mentalidade e verdadeiro progresso: o interior! Está nos corações intercessores o segredo para a paz entre os povos, entre os países, a derrocada das ideologias e a evangelização do mundo inteiro. Quanta e quão bela responsabilidade tem o intercessor!

Em tudo isso, porém, temos o auxílio eficaz da Intercessão Onipotente. Antes mesmo que nos demos conta, ela percebe nossa necessidade e a apresenta ao Filho, apressando Sua ação. Eis porque o terço, o rosário, os milhões de intercessores que, consagrados a Nossa Senhora, colocam em suas mãos suas orações e penitências para que ela as distribua aos necessitados, são enorme e indispensável ajuda, tesouro nas mãos da Dispensadora de todas as graças!

Antes de fechar esse Entrelinhas desejo, de todo o coração e em nome de toda a humanidade, agradecer aos emmir destaqueintercessores que, noite e dia se revezam diante do Santíssimo Sacramento, aos pés do Senhor e de Nossa Senhora ajudando a todos nós – especialmente os moribundos e os mais necessitados – a vermos preenchida a medida que não se mede” e que conquista todos os tesouros das graças do céu!

 

Maria Emmir Nogueira

Fonte: Revista Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.