Formação

Meditação de Bento XVI ao concluir Via Sacra no Coliseu

comshalom

Queridos irmãos e irmãs:

Seguindo Jesus no caminho de sua Paixão, vemos não só a Paixão de Jesus, mas também vemos todos os que sofrem no mundo. E esta é a profunda intenção da oração da Via Sacra: abrir nossos corações, ajudar-nos a ver com o coração.

Os Padres da Igreja consideraram como o maior pecado do mundo pagão sua insensibilidade, sua dureza de coração, e gostavam muito da profecia do profeta Ezequiel: «tirarei de vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne» (Ezequiel 36, 26). Converter-se a Cristo, tornar-se cristão, queria dizer receber um coração de carne, um coração sensível à paixão e ao sofrimento dos outros.

Nosso Deus não é um Deus distante, intocável em sua beatitude. Nosso Deus tem um coração, e mais ainda, tem um coração de carne. Ele se fez carne precisamente para poder sofrer conosco e estar conosco em nossos sofrimentos. Ele se fez homem para dar-nos um coração de carne e despertar em nós o amor pelos que sofrem, pelos necessitados.

Rezemos nestes momentos ao Senhor por todos os que sofrem no mundo; peçamos ao Senhor que nos dê realmente um coração de carne, que nos torne mensageiros de seu amor não só com palavras, mas com toda nossa vida. Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.