Institucional

Melhor do Festival: Promoção Humana busca restaurar a dignidade

comshalom

phRestaurar a dignidade do homem é o principal objetivo da Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom. Atuando principalmente na ressocialização de dependentes químicos, ex-moradores de rua e crianças e adolescentes em situação de risco, o projeto alcança cerca de 15 mil pessoas no Ceará. Promoção Humana é o tema geral do segundo dia do Festival Halleluya.

Para Marcos Carneiro, missionário da Comunidade de Aliança e coordenador da Promoção Humana do Projeto Mundo Novo Shalom, a “Promoção Humana é um instrumento de compaixão e misericórdia para os mais necessitados”. Volta Israel, Jesus Meu Abrigo, José do Egito e Mãe das Dores são os projetos contemplados.

Depois de passar seis meses no Projeto Volta Israel, Luís Barbosa, 29, teve sua vida transformada. “É um lugar certo para dependentes químicos. Tenho agora um novo estilo de vida e compartilho isso com os meus irmãos”, destacou. Recuperado da dependência química, ele deseja agora retornar ao Volta Israel para rever os amigos que conheceu lá. Ele disse que é seu projeto atuar como voluntário na instituição. Luís contou ainda que teve uma forte experiência com Deus durante a missa em que recebeu a primeira Eucaristia. Na ocasião, ele conheceu o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.

Além de estandes apresentando os projetos, no Festival Halleluya há também a doação de alimentos para os projetos de promoção humana da Comunidade. No primeiro dia do Festival, foi arrecadada meia tonelada de alimentos. A doação e estoque de alimentos são realizados em parceria com a Defesa Civil.

Fortaleza

Há três casas do Volta Israel para a recuperação de dependentes químicos em Fortaleza. Há ainda um albergue que abriga 50 ex-moradores de rua no projeto Jesus Meu Abrigo. Dentro do projeto Mãe das Dores, há visitas a hospitais e presídios. Há ainda duas casas que acolhem crianças: Ronaldo Pereira e Santa Gianna.

O objetivo de trazer a Promoção Humana como tema geral do Festival Halleluya é apresentar às pessoas o trabalho desenvolvido com os pobres, de acordo com Marcos Carneiro. “Motivar as pessoas a buscarem esse pobre que o papa Francisco tanto nos fala. Irmos ao encontro deles na alegria de servir a esse pobre e buscar um amor desinteressado. Não temos motivação de sucesso ou vaidades, vamos com o interesse de ver a ação de Deus.”

O Volta Israel é um projeto “vindo do coração de Deus”, de acordo com a missionária da Comunidade de Vida Shalom, Vania , 44. Ela explicou que os residentes passam cerca de seis meses em uma casa de recuperação onde têm uma experiência com Deus. “A grande alegria de morar nesta casa é perceber a graça de Deus que sustenta cada residente e de vê-los tendo esta experiência com o amor, de serem amados por Deus”, acrescenta com um grande sorriso.

Texto: Jade Telli e Teresa Fernandes

Fotos: Paulo Sérgio França


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.