Sou Evandro Meneses Barbosa de Jesus, tenho 20 anos e sou Discípulo da Comunidade de Vida Shalom. Estou em missão em Juazeiro do Norte (CE), onde coordeno o Projeto Juventude para Jesus.
Nasci em uma família muito católica em uma cidade do interior sergipano, chamada Moita Bonita, e louvo a Deus pelo contexto em que esteve inserida minha infância. A influência da minha avó, o incentivo de meus Pais me fizeram participar da Infância Missionária, um grupo de crianças, onde senti arder o desejo pela missionariedade, pela necessidade do outro, como também a minha formação de liderança. A generosidade de Deus sempre foi e é a marca mais forte na minha vida.
Aos catorze anos, tive uma experiência muito forte com Deus em um Seminário de Vida no Espírito Santo realizado pela Comunidade Shalom em uma cidade vizinha. Nessa ocasião, decidi participar do grupo para incentivar minha prima Luana, que hoje também é missionária da Comunidade de Vida. Poucos meses antes do evento, ela tinha passado por um problema de saúde. Um dos “pretextos” de Deus para nos atrair foi a gratidão pela vida dela. Tivemos uma forte experiência, para mim mesmo já estando em um contexto de caminhada, foi um grande marco na minha vida a experiência de Jó: “Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram”. Para minha prima, uma mudança de vida imediata. Para os dois, uma forte identificação com a Vocação Shalom e uma decisão imediata por algo que nem conhecíamos bem: a Comunidade de Vida. Saímos com a certeza desse chamado, mesmo sem saber o que nos esperaria.
Quando iniciei os estudos do Ensino Médio, mudei de colégio, fui para uma instituição maior e em outra cidade chamada Itabaiana (SE). Como em todo novo tempo, fiz novas descobertas, novas experiências que por vezes me afastaram do caminho que trilhava, me distanciando dos planos de Deus, tentando apagar a chama que o próprio Deus tinha acendido em mim. Vivi dois anos dessa forma, em cada nova situação tinha a certeza de que aquilo não era a vontade de Deus, que Deus tinha algo muito maior para mim e assim não conseguia fazer as mesmas coisas que meus amigos faziam. Com a consciência livre, sempre ressoava com violência e suavidade a voz Daquele que me criou e me elegeu. Nesse tempo, em especial, fiz a experiência da mão de Deus que me segurava à beira do abismo.
Em 2009 fui para o Renascer, retiro de carnaval promovido pelo Shalom em algumas cidades. Fui pra o evento em Aracaju, onde tive uma nova experiência com Deus. Fui atraído novamente para os braços Dele e não quis mais sair. “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir; tu te tornaste forte demais para mim, tu me dominaste”. (Jer 20,7). Hoje, aos vinte anos, faço a feliz experiência de depender de Deus e de a cada dia dar o melhor para Ele: a minha juventude, o meu vigor, os meus planos, os meus sonhos, minha família e tudo que tenho e sou. Sou feliz assim, dando o melhor pra Deus.
Evandro Meneses Barbosa de Jesus
missionário da Comunidade de Vida Shalom