Igreja

Mensagem do Papa para Dia Mundial dos Pobres convida à contemplação de Cristo que se fez pobre

A data foi estabelecida pelo Santo Padre na Carta Apostólica Misericordia et Misera, e será celebrada no próximo domingo (13).

comshalom

“Jesus Cristo fez-Se pobre por vós”. O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres 2022 é uma sadia provocação para refletir sobre o estilo de vida que temos levado. Na mensagem, divulgada na segunda 13 de junho, Francisco condena a guerra na Ucrânia e convida a meditação da vida de Cristo que, embora fosse Deus, fez-se pobre por amor.  

Neste momento, penso na disponibilidade que, nos últimos anos, moveu populações inteiras para abrir as portas a fim de acolher milhões de refugiados das guerras no Médio Oriente, na África Central e, agora, na Ucrânia. As famílias abriram as suas casas para deixar entrar outras famílias, e as comunidades acolheram generosamente muitas mulheres e crianças para lhes proporcionar a devida dignidade

De acordo com Francisco, o prolongamento dos conflitos faz com que aumente as dificuldades em dar continuidade a ajuda as vítimas. Por isso, ele pediu: “Este é o momento de não ceder, mas de renovar a motivação inicial. O que começamos precisa de ser levado a cabo com a mesma responsabilidade”.

É preciso arregaçar as mangas, pede o Papa

Nas palavras do Papa, “a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. No caso dos pobres, não servem retóricas, mas arregaçar as mangas e pôr em prática a fé através dum envolvimento direto, que não pode ser delegado a ninguém”, pediu Francisco.

“Se Ele Se fez pobre por nós, então a nossa própria vida ilumina-se e transforma-se, adquirindo um valor que o mundo não conhece nem pode dar. A riqueza de Jesus é o seu amor, que não se fecha a ninguém mas vai ao encontro de todos, sobretudo de quantos estão marginalizados e desprovidos do necessário”, finaliza.

[Clique aqui e leia a Mensagem na íntegra]

Semana do Pobre: Amar, socorrer e evangelizar!

“Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (II Corítios 8,9) é o chamado da Igreja para o Dia Mundial do Pobre 2022, que em algumas missões da Comunidade Shalom se estenderá de 7 a 13 de novembro, com uma série de ações solidárias.

A Comunidade Shalom pretende dar uma resposta de apoio aos mais necessitados, considerando os grandes desafios da região de Fortaleza que tem hoje cerca de 1,5 milhão de pessoas em situação de pobreza ou pobreza extrema nesta localidade em 2022, segundo dados do Observatório Metrópoles. Os projetos da Comunidade e as ações da semana no pobre pretendem ir além de uma assistência material, mas tocar no ser humano por inteiro, promovendo a dignidade aliada aos valores de “amar, socorrer e evangelizar”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Confira entrevista sobre a experiência de servir aos pobres através da arte


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.