Oi! Eu sou Leandro, consagrado na Comunidade de Vida na missão de Brasília. Hoje coordeno o Projeto Juventude para Jesus de Brasília (BSB). Nos últimos meses nos preparamos, como Missão, para o Acamp’s de 2022.1, de forma presencial. Em 2021.1 fizemos um Acampamento um pouco diferente: uma edição de 3 Acamp’s em 5 dias (cada um com 1 dia e meio). Foi uma loucura! Mas foi aquele tipo de “loucura do nosso Deus” da qual nos falou o Papa Francisco em 2016. Com toda a expectativa de estarmos juntos novamente, trabalhamos e evangelizamos para essa edição do Acamp ‘s.
Adiar ou cancelar?
Faltando algumas semanas para o evento, alguns irmãos de nossa Missão (principalmente os que trabalhavam na área da saúde) procuraram-nos para partilhar acerca da situação atual de todo o sistema de saúde no Distrito Federal, a quantidade de pessoas contagiadas pela nova cepa do Covid-19, influenza, etc. Como irmão, fui ouvindo a partilha de cada um e, procurando ver o que Deus queria realizar acerca de tudo isso, procurando discernir com a comissão central do Acamp ‘s e minhas autoridades quais os caminhos a seguir.
Depois de incansáveis escutas e partilhas, momentos de oração, de pesquisas em decretos do Governo do DF, a decisão: cancelar o acampamento. Na verdade, não “cancelar”, mas “adiar”, pois, segundo um dos jovens da comissão: “nós precisamos nos comprometer com esses jovens que alcançamos!”. E assim foi! Adiamos o Acamp’s (da forma como queríamos que ele acontecesse) para julho. Mas nos comprometemos com esses jovens alcançados.
Fizemos um momento de Missa com Adoração com os jovens inscritos e vivenciamos o que Deus prometeu a nós, como Comunidade, na Revista Escuta de 2022: “apesar das dificuldades da evangelização desse tempo, Eu COMPENSAREI!”
A recompensa já está vindo
Esse comprometimento, no fundo, é o que nós somos chamados a viver todos os dias. As pessoas (mas, principalmente os jovens) se sentem cada vez mais produtos de algo. Basta abrir nossas redes sociais e seremos bombardeados com #publis, anúncios, “compre aqui!”, “clique aqui!”.
Percebi que, mais do que um evento para evangelizar, Deus queria comprometer meu coração com os jovens que alcançamos. Isso fez toda a diferença para mim, como consagrado, como celibatário (quase fazendo meus primeiros votos… rs) como Shalom!
Esse episódio me fez experimentar que, realmente, tudo está nas mãos de Deus e tudo (absolutamente tudo!) serve a Ele. Enfim, permanece o louvor pelos feitos de Deus em mim, na Comunidade em Brasília, nos jovens que trabalharam para que tudo acontecesse e nos jovens que participaram desse momento e tiveram uma experiência de Deus.
No final das contas, o comprometimento verdadeiro de evangelizar e nos envolvermos com a vida dos jovens, sem fazer deles um produto.
Por fim, Deus!
Leandro Tavares
Consagrado na Comunidade de Vida
Missão Brasília