Igreja

“Mesmo diante de situações desesperadoras, cantar a esperança”, aconselha Papa Francisco na Solenidade da Ascensão do Senhor

Redescobrir, anunciar e construir a esperança é a motivação do Papa Francisco para a Solenidade da Ascenção do Senhor.

comshalom
IMAGEM: VATICAN NEWS

A Ascensão do Senhor é celebrada neste domingo, 12 de maio, na Igrejas do Brasil. No Vaticano, a solenidade foi celebrada na última quarta-feira, 09 de maio pelo Papa Francisco. Na ocasião, também foi proclamada a Bula do Jubileu de 2025, intitulada “Spe Non Confundit”, frase retirada de Romanos 5,5, que quer dizer “a esperança não engana”.

Durante a homilia, o Santo Padre falou sobre a esperança, seguindo com a temática da última Audiência Geral, onde abordou sobre a segunda virtude cardeal e também da Bula do Ano Santo. 

Ser cantores da esperança

O Santo Padre explicou que o mistério da subida de Jesus aos céus não significa um distanciamento do Senhor, “mas o cumprimento da sua missão: Jesus desceu até nós para nos fazer subir ao Pai; desceu até ao fundo para nos levar ao alto; desceu às profundezas da terra, para que o Céu pudesse abrir-se de par em par sobre nós. Destruiu a nossa morte para podermos receber a vida, e recebê-la para sempre”.

A cada vinte cinco anos, o mistério da Ascensão do Senhor marca a proclamação do Ano Santo. No último jubileu, a motivação foi para a Ano da Misericórdia, desta vez, o convite é para redescobrir a esperança.

Veja também | Conheça a versão em português do Hino Oficial do Jubileu 2025

Até a realização do Jubileu, toda a Igreja vive o Ano da Oração, por isso ele convida a os fiéis a em meio a uma civilização marcada por inúmeras situações de desespero, elevar o coração a Jesus e ‘cantar a esperança’ por meio de  gestos, as palavras, as opções de cada dia.

“…queremos cantar a esperança, para que a sua melodia faça vibrar as cordas da humanidade e desperte nos corações a alegria, desperte a coragem de abraçar a vida“, declarou ele. 

Para o Papa, a esperança cristã “não se trata de mero otimismo – digamos otimismo humano – nem duma expetativa efémera ligada a qualquer segurança terrena. Não! É uma realidade já atuada em Jesus e que diariamente nos é dada também a nós até chegarmos a ser um só no abraço do seu amor“.

Todos precisam de esperança

Por fim, ele afirma que “tudo dentro e fora de nós, invoca a esperança”, e mesmo sem saber, está a procura da proximidade com Deus. Por isso, o Santo Padre garante que todos, sem exceção, precisam da esperança. Confira trecho do seu discurso: 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Veja também | Saiba detalhes da Bula de proclamação do Jubileu de 2025


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.