O planejamento estratégico e orçamentário da missão da Comunidade Católica Shalom no Rio de Janeiro para os próximos dois anos está em fase de finalização. O documento deverá ser enviado na próxima terça-feira, 26 de novembro, para o Governo Geral do Shalom. Entre as metas, está a inauguração de um novo centro de evangelização na zona oeste ainda no próximo ano.
O documento final deverá traçar estratégias de evangelização e de crescimento para os vários ministérios e apostolados dentro da Comunidade: apostólica, jovem, promoção humana, artes, sacerdotes, vocacional, primeiro anúncio, providência, economato, pastoreio e outros.
Evangelizar de forma pessoal e através de grandes eventos é outro objetivo. O planejamento pretende ainda traçar estratégias para que todos avancem juntos na evangelização, testemunhando o Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz. É preciso ainda gerar um povo que “vá ao encontro das periferias existenciais com a visão universal do Carisma”.
Escuta de Deus
De acordo com a assistente local do Rio de Janeiro, Roneide Monteiro, o mais importante deste tempo de planejamento é ouvir de Deus a condução para os próximos anos da Comunidade. “Tudo brota de uma escuta atenta da voz de Deus”, destacou a missionária.
Para a coordenadora apostólica da missão, Gabriela Viana, o maior fruto do planejamento é buscar o centro da vontade de Deus. “É uma escuta da vontade de Deus, podermos não fazer com as nossas forças e vontades, mas aquilo que Deus quer”, avaliou.
Gabriela lembrou ainda as palavras do fundador e moderador geral da Comunidade, Moysés Azevedo. Ele orientou para as missões que tudo precisa ser feito em comunhão com Deus e com os outros para se tornar extraordinário. Isolado deste relacionamento, tudo se torna vão. “A nossa finalidade é confessar Jesus Cristo em tudo”, afirmou Moysés.