Ainda no período do noivado, tivemos a graça de desbravar o universo que é o Método de Ovulação Billings (MOB). Descobrimos ali uma riqueza que ia muito além dos assuntos mais abordados quando se trata desse tema: espaçar ou conquistar gestação. O método nos mostrou um caminho de autoconhecimento, uma porta de intimidade conjugal sempre crescente com a possibilidade de um novo enamoramento e harmonia entre nós.
O MOB consiste na observação diária do muco cervical e da sensação vulvar em vista da identificação dos períodos do ciclo menstrual feminino. E utilizá-lo a partir dos objetivos do casal: conquistar uma gravidez, acompanhar a saúde reprodutiva feminina ou espaçar uma nova gestação – por uma causa justa.
Esse é um dos métodos aprovados pela Igreja para que o casal possa dispor os períodos necessários de espaçamento em vista de uma nova vida.
O dom dos filhos
Logo após o casamento, fomos visitados por Deus com nossa primeira flecha. Davi José foi concebido ainda na nossa lua de mel. Cientes de que estávamos no período fértil, estávamos inteiramente abertos aos filhos que Deus quisesse nos enviar através do nosso casamento.
E sim, estávamos fazendo as anotações do MOB, como costumamos fazer diariamente desde o noivado.
Cada filho que chegou, veio a partir de uma permissão de Deus e da abertura do nosso coração à Sua vontade, concretizada por meio do método. Temos 3 filhos: Davi José, de 5 anos; Gabriel José, de 3 anos; e a Gianna Maria, de 8 meses.
Cada um deles são provas concretas da Providência de Deus que conduz todas as coisas em vista do nosso bem e da nossa santificação.
Em meio à uma sociedade que prega:
- A adoção de pets, ao invés da geração de filhos;
- A instrumentalização da reprodução humana em laboratórios, com congelamento de óvulos e/ou inseminação artificial ou;
- O uso indiscriminado de métodos contraceptivos (leia abortivos, inclusive como o Dispositivo Intrauterino [DIU], a pílula anticoncepcional e entre outros).
Assumimos como missão auxiliar outros casais que também desejam dizer “sim” ao maravilhoso projeto de Deus para o seu casamento.
Uma resposta de salvação para as famílias
A línguagem do Catecismo da Igreja Católica é claro quando se trata dos métodos contraceptivos: é intrinsecamente má “toda ação que, ou em previsão do ato conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento de suas consequências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação.” (CIC 2370). Portanto, apresentar o Billings para as famílias carrega consigo a importância de salvação e de vida nova.
Para nós, em especial, compartilhar a aplicação do método diariamente – esposo e esposa – é manter um diálogo de intimidade sempre presente, que nos aproxima e nos coloca na dinâmica de amor e cumplicidade. Esse amor real é transbordado a cada filho que Deus nos dá, que longe de ser um fardo é dom e missão que nos visita a cada nova gestação. Hoje, temos 3 filhos, mas só Deus sabe quantos ainda teremos.
Nosso desejo e empenho é que mais e mais famílias conheçam a graça que é o MOB e sejam fiéis e felizes correspondendo ao chamado de que “só haverá um mundo novo, se houver famílias novas!”.
Sejamos famílias novas, testemunhando a mensagem sempre nova da Palavra de Deus: “Sejam fecundos!”.
Heraldo Lima, Jornalista
Anne Beatriz Lima, Instrutora MOB
Postulantes da Comunidade de Aliança.